html

Páginas: 6 (1289 palavras) Publicado: 9 de dezembro de 2014
Noção de HTML

HTML é a sigla de HyperText Markup Language, expressão inglesa que significa "Linguagem de Marcação de Hipertexto". Consiste em uma linguagem de marcação utilizada para produção de páginas na web, que permite a criação de documentos que podem ser lidos em praticamente qualquer tipo de computador e transmitidos pela internet.

Para escrever documentos HTML não é necessário maisdo que um editor de texto simples e conhecimento dos códigos que compõem a linguagem. Os códigos (conhecidos como tags) servem para indicar a função de cada elemento da página Web. Os tags funcionam como comandos de formatação de textos, formulários, links (ligações), imagens, tabelas, entre outros.
Os browsers (navegadores) identificam as tags e apresentam a página conforme está especificada. Umdocumento em HTML é um texto simples, que pode ser editado no Bloco de Notas (Windows) ou Editor de Texto (Mac) e transformado em hipertexto.
A linguagem HTML foi criada por Tim Barners Lee na década de 1990. As especificações da linguagem são controladas pela W3C (World Wide Web Consortium).
As versões de evolução da HTML incluem XHTML (uma linguagem com sintaxe mais rigorosa, baseada em XML)e HTML5 (quinta versão da HTML que traz novos recursos, principalmente a manipulação de conteúdo gráfico e multimídia).

Títulos e textos em HTML
Em XHTML/HTML, podemos criar títulos para o nosso documento usando hierarquias, ou seja, criando níveis como título, subtítulo e assim por diante.

A tag que faz isso é o h (que é a letra inicial do inglês heading). Usamos a tag h com um númerologo após, no qual determina a sua importância para o documento. Esse número vai de 1 a 6, sendo 1 o relativamente o mais importante e 6 o menos.

Os browsers tratam visualmente os títulos (headings) modificando seu tamanho. Veja o código abaixo e sua visualização.

1. Título 1
2. Título 2
3. Título 3
4. Título 4
5. Título 5
6. Título 6


Formatação de Texto

A formatação era dada,inicialmente, pela tag FONT. Mas, isso mudou após o surgimento de folhas de estilo CSS. Dessa forma, o que está escrito neste artigo apenas concerne no âmbito de compatibilidade com versões mais antigas do HTML. Apesar de ainda ser totalmente aceito por qualquer browser, seu uso é fortemente desencorajado.
A tag FONT é usada de forma a delimitar uma porção do texto e aplicar a formataçãoespecificada por seus atributos que são capazes de mudar a fonte, tamanho e cor.
Mudando a fonte
Para modificar a fonte, usamos o atributo face, que recebe o nome da fonte.

Face aceita vários tipos de fontes. Se formos especificar mais de uma fonte, devemos separá-las por vírgula, as ordenando por prioridade para que o browser as procure no computador. Ou seja, se digitarmos face="Tahoma, Times NewRoman, Arial", o browser irá procurar primeiro pela fonte Tahoma, se não a encontrar, então, ele passa para Times New Roman, e assim por diante.

Para exemplificar, no mesmo parágrafo usaremos Arial, Courier New e Times New Roman.
1. …
2. Palavra1
3. Palavra2
4. Palavra3...
O que resultaria em três palavras com formatos diferentes: Palavra1 Palavra2 Palavra3.








Tamanho
Otamanho é definido pelo atributo size. Size usa uma escala de 1 a 7.
1. …
2. Tam1
3. Tam2
4. Tam3
5. Tam4
6. Tam5
7. Tam6
8. Tam7...
Resultando em: Escala de tamanho HTML de 1 a 7

Cores
Podemos também modificar a cor utilizando o atributo color. Para saber como utilizar as cores veja nosso artigo de cores na web.

1. …
2.Vermelho
3.Verde
4.Azul...
Exemplo do atributo color: Vermelho,Verde, Azul


Inserção de imagens e composição de tabelas em HTML.

Páginas com Imagens
Na medida em que a internet evoluia, mas multimídia ela se tornava. Hoje em dia, é inconcebível a visão de uma página da internet que não tenha imagens.
O código HTML/XHTML nos possibilita facilmente inserir imagens em páginas, assim como configurá-las.
Usamos a tag IMG para isso. Essa tag possui...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Html
  • html
  • html
  • Html
  • Html
  • html
  • Html
  • Html

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!