htlv

Páginas: 6 (1394 palavras) Publicado: 30 de maio de 2015

Introdução

A contaminação pelos vírus HTLV- 1 e 2 esta presente em todas as localidades do Brasil, porem sua prevalência maior é nos estados da Bahia, Para e Pernambuco. Segundo as estimativas o Brasil possui o maior numero de indivíduos infectados em todo o mundo. Testes realizados para a tiragem de doadores e estudos direcionados para alguns grupos, população indígena, gestantes,profissionais do sexo e usuários de drogas intravenosas, afirmaram o índice de propagação da virose no país.
























O contagio pelos vírus linfotropicos humanos de células T, despertou interesse de pesquisadores e médicos. O primeiro a ser isolado foi o HTLV-1, em 1980, tal vírus é conhecido como o mais prevalente em todo o mundo e foi relacionado principalmente com a leucemia de células Tdo adulto e a paraparesia espastica tropical. Já o HTLV-2, em 1982, apesar de ser bem parecido com o primeiro, não esta associado a nenhuma doença humana ate o momento.
Os indivíduos infectatos pelos vírus, na maioria das vezes são de característica assintomática e aqueles que apresentam qualquer tipo de sinal ou sintoma permanecem longos periodos expostos a infecções antes que ocorra algumamanifestação. Diferentes fatores estão envolvidos na interação vírus/hospedeiro alguns deles são: idade, peso, taxa de imunidade, e na passagem do estado de assintomático para o de portador de doença.
Dentre os fatores de risco para a passagem da condição de portador assintomático para a presença de mielopatia e de outras doenças imunomediadas destaca-se uma carga proviral elevada como o fator maisevidente.


Etiologia

HTLV-I foi estabelecido como agente etiológico de certos linfomas cutâneos de células T de adultos e de distúrbios degenerativos do sistema nervoso central, uma patologia denominada de Paraparesia Espástica Tropical. Outro tipo de Retrovírus, relacionado ao HTLV-I, é o HTLV-II, isolado de indivíduos com patologias ainda a serem esclarecidas em definitivo.
A patogênese de ambos,HTLV-I e HTLV-II, demonstra alta afinidade pelos linfócitos T maduros. O genoma viral integra-se ao genoma da célula hospedeira e a presença de sequências gênicas virais permite a sua detecção por metodologias moleculares.






Transmissão


A transmissão desse vírus se dá pelo sexo sem camisinha com uma pessoa infectada, uso em comum de seringas e agulhas durante o uso de drotas e da mãeinfectada para o recém-nascido (principalmente pelo aleitamento materno). Por isso, é indicado usar camisinha sempre. Mulheres grávidas também precisam fazer acompanhamento médico.
Os vírus HTLV-1 e 2 existem como provírus, isto é, genoma viral incorporado ao DNA de linfócitos dos indivíduos infectados. A transmissão por via transfusional se dá através da recepção de componentes celulares sanguíneoscontaminados. A infecção por essa via ocorrerá em 20% a 63% dos receptores
A transmissão entre parceiros sexuais ocorre com maior frequência do homem portador para a mulher (taxa de risco de 61% em 10 anos), enquanto que o contrário é mais raro (taxa de risco de 0,4% em 10 anos).
No aleitamento materno a transmissão se dá pela presença de linfócitos contaminados no leite, que passam para a criança. Orisco de transmissão encontra-se aumentado quanto maior for o tempo de amamentação (probabilidade de 18% a 30%), se acentuando com o aleitamento misto.
Outra via de transmissão conhecida é pelo compartilhamento de agulhas por usuários de drogas intravenosas













EPIDEMIOLOGIA

O número exato de infectados pelo HTLV no mundo não é conhecido. Estima-se que 15 a 20 milhões de pessoas estãoinfectadas, na maioria pelo HTLV-1, com uma distribuição heterogênea nas diversas regiões.
No Brasil, estudo realizado em doadores de sangue das 27 capitais, demonstrou uma distribuição heterogênea, com uma variação de 0,4/1000 em Florianópolis (SC) a 10/1000 em São Luís (MA). Apresentam-se com média prevalência o Acre, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Rio de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Htlv
  • htlv
  • Htlv
  • Htlv
  • HTLV
  • HTLV
  • htlv 1
  • Vírus htlv

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!