hsuahdihasjh

2561 palavras 11 páginas
Arquitetura: Paulo A. Mendes da Rocha Arquitetos Associados S/C Ltda.

1.1. INTRODUÇÃO
A presente Monografia tem como escopo inicial analisar o edifício no qual hoje se encontra localizada a Pinacoteca de São Paulo, destacando que a atual Pinacoteca fora proposta dentro e padrões e linguagens clássicas, possuindo uma imensa generosidade nos cômodos o que denota uma preocupação ao atendimento das necessidades, sendo este o norte do projeto.
O trabalho apresenta uma análise do projeto original que observou todas as regras de composição do pensamento eclético acadêmico, bem como os elementos de composição classicistas.
O grande destaque do presente trabalho se deu na interpretação do eixo principal do edifício, que possui sua fachada voltada para a Avenida Tiradentes.
Ademais, destacam-se os 3 pavimentos que possuem pátios internos que objetivam garantir a iluminação e a ventilação adequadas, com um saguão principal no primeiro piso.
E ao final de toda essa análise histórica chega-se ao grande objetivo central da presente monografia, que se concentra na intervenção realizada por Paulo Mendes da Rocha entre os anos 1993 e 1998. Figura 2 – Projeto original da Pinacoteca do estado de São Paulo - ARAÚJO, Marcelo Mattos & CAMARGOS, Márcia (orgs.). Pinacoteca: a história da Pinacoteca do Estado de São Paulo. São Paulo: Artemeios

1.2. HISTÓRICO
Para que se inicie a presente monografia é necessário a apresentação do histórico da Pinacoteca do Estado.
Primeiramente, destaca-se que o museu fora criado pelo Governo de São Paulo e inaugurado em meados de 1905 com o objetivo inicial de funcionar como uma galeria de pinturas e artes interligada à instituição Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.
Por conseguinte, informa-se que obra começou em 1896, e somente em 1900 ficou parcialmente pronto, sendo realizada por Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi, que enfatizaram a necessidade de o local possuir uma arquitetura neoclássica, neste período.
Neste

Relacionados