Hsst e ciencias documentais

336 palavras 2 páginas
“ Eram 20 horas e já estávamos bem bebidos. Transportava eu a ceia da cozinha para a casa do leme. O mar estava agitado. A embarcação foi abalada violentamente da popa à proa por uma onda. Perdi a aderência à escada e fui projectado pela borda fora. Ninguém me viu cair. Estava escuro. Quanto tempo levaria a tripulação a dar pela minha falta? Será que acabariam por me encontrar vivo?”
Teodoro, Caxinas Agosto de 2006

Fontes:
 Organização Internacional do Trabalho

(OIT) www.ilo.org  Organização Mundial de Saúde (OMS) www.who.int  Organização Marítima Internacional (OMI) www.imo.org  REFOPE (rede Europeia para a Formação Profissional e o Emprego no Sector da Pesca Marítima) www.refope.org  EUROPÊCHE (Associação das Organizações Nacionais de Empresas de Pesca na EU) www.europeche.org

Legislação:
 Lei 102/2009 de 10 de Setembro  Portaria 356/98, Regulamenta as prescri-

ções mínimas de segurança no trabalho a bordo dos navios de pesca

De acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da Organização Mundial de Saúde (OMS), 20 a 25 % dos acidentes de trabalho e 30% das mortes ligadas à actividade laboral, estão relacionados com o consumo de álcool.
Manuela Sousa| Margarete Ferreira Rita Oliveira| Sónia Silva

Os acidentes acontecem devido a ...

O consumo de álcool prejudica...

O que deve fazer:



Desrespeito das regras de limpeza e organização do posto de trabalho; Não cumprimento do regulamento sobre consumo de drogas; Consumo de álcool durante e antes do horário de trabalho; Não cumprimento dos horários estabelecidos para pausas; Não utilização dos EPC´s e EPI´s; Não aplicação dos conteúdos expostos em formação; Solidão; Monotonia; Saudade dos entes queridos.



A capacidade de tomar boas decisões; A coordenação pessoal; O autocontrolo e o discernimento; A concentração e a vigilância; A relação com os colegas.



Não leve bebidas alcoólicas para a embarcação;



   

 

Não beba álcool a

Relacionados

  • M Gilda Barros
    22988 palavras | 92 páginas
  • refrencial electronica
    42988 palavras | 172 páginas
  • A vida é muito bela
    48109 palavras | 193 páginas