Hsbhg

2328 palavras 10 páginas
Texto, leitura e sentido
A leitura é uma atividade altamente complexa de produção de sentidos que se realiza, evidentemente, com base nos elementos linguísticos presentes na superfície textual e na sua forma de organização, mas que requer a mobilização de um vasto conjunto de saberes.
Subjacente a essa concepção de leitura, encontra-se o pressuposto do qual o sentido de um texto não existe a priori, mas é construído na interação sujeitos-texto.
Assim sendo, na e para a produção de sentido, é necessário levar em conta o contexto.
Em termos práticos, o que significa considerar o contexto no processo de leitura e produção de sentido?
O gênero textual charge e sua funcionalidade. A materialidade linguística constitutiva do texto e o efeito de humor que produz, causado pelo jogo com as palavras parênteses – explícita no enunciado do primeiro balão – e parentes – implícita no enunciado do segundo balão.
A tematização proposta no título (Projeto
Antinepotismo) circunscrita à realidade brasileira. A data da publicação.
O meio de veiculação.
Folha de S. Paulo, 23 abr. 2005
Processo de comunicação
Na Retórica, Aristóteles já distinguia três componentes no processo de comunicação: o orador, o discurso e o auditório. O emissor transmite a realidade ou a ideia que deseja comunicar, molda-as conforme seus parâmetros pessoais intrínsecos.
A mensagem é o conteúdo que se propõe comunicar, estabelecendo um elo entre o emissor e o receptor. O receptor decodifica a mensagem para, então, avaliá-la sob seus parâmetros de confiabilidade.
Fonte: reprodução
O contexto
Tanto na fala como na escrita, os produtores fazem uso de uma multiplicidade de recursos, muito além das simples palavras que compõem as estruturas.
Leia, com atenção, o miniconto a seguir.
Menino cheio de coisa
Vejam só: aos nove anos e três meses de idade, Serginho está deitado embaixo das cobertas com uma calça de veludo de duzentos e vinte reais, camiseta de quarenta e cinco,

Relacionados