hrthrt

9439 palavras 38 páginas
Título: Operadoras de riscos

Autor: Guilherme de Souza Dabul

INTRODUÇÃO

As seguradoras, Entidades de Previdência aberta e fechada e Operadoras de Saúde, apesar de atuarem em mercados distintos, possuem uma similaridade: Todas trabalham com
RISCO. O risco de alguém adoecer, o carro ser roubado ou ter perda total, alguém invalidar, alguém morrer e gerar pensão, alguém se aposentar... Todas as situações citadas podem ocorrer ou não e por isso existe o risco em cada uma delas.
As operadoras de risco são empresas e entidades que atuam em algum dos mercados citados acima e, por isso possuem órgãos fiscalizadores distintos, provisões específicas e cálculos que são elaborados a partir da confirmação ou não do risco trabalhado.
A seguir trataremos de todos estes mercados.
I.

SEGURO

A história do seguro confunde-se com a história de civilização humana devido à necessidade humana de se proteger de perdas prováveis e futuras.

Existem registros provenientes da Antiguidade feitos sobre pactos entre cameleiros do Extremo Oriente, no sentido de se cotizarem para cobrir a perda de animais ocorrida no decurso das viagens das caravanas, em uma forma de mutualismo embrionário. (FUNENSEG; 2000; p. 109)

Conforme Pinho e Xavier (1999) a instituição do seguro pode ser denominada como uma constituição dos hebreus, pois esta instituição surgiu no Talmud, livro de jurisprudência hebraica. Essa instituição surgiu pelos métodos que os cameleiros das caravanas utilizavam. Esse mecanismo adotado por eles funcionava sempre que houvesse a perda de um animal durante a viagem, e fosse comprovado que o criador não a intenção ou que não se descuidou, o criador recebia outro camelo que era pago por todos os outros criadores como uma forma de indenização. (PINHO; XAVIER, 1999; SOUZA et al.,2001)

Posteriormente surgiu o Contrato de Dinheiro a Risco Marítimo, por volta do século
XII, cujo funcionamento se dava a partir de um empréstimo de um valor sobre a embarcação e

Relacionados

  • Nao leia!
    269 palavras | 2 páginas