Hrmeneutica

338 palavras 2 páginas
RESUMO INFORMATIVO

Hermenêutica: ferramenta de linguagem
Diogo Dias Ramis, Lia Borges da Fonseca

O texto de Diogo Dias Ramis e de Lia Borges da Fonseca tem por objetivo mostrar a importância da hermenêutica nas relações humanas e especificamente no campo do direito. Esse texto mostra a diferenciação da hermenêutica com a interpretação, e ainda a relação da hermenêutica com o direito.

O processo de comunicação é de suma importância entre os seres humanos, pois é através deste que os entes que compõem uma sociedade conseguem deixar sua marca através da cultura. Com o tempo a comunicação vai se aperfeiçoando entre as pessoas tornando mais fácil o entendimento de assuntos que antes eram complexos, tendo um melhor entendimento dentro de uma determinada sociedade.

A comunicação nada mais é do que a transmissão de informações, sentimentos e ideias, de uma forma clara onde a pessoa que está recebendo venha entender o que está sendo transmitido. Hermenêutica e interpretação são expressões diferentes e muitas vezes são usadas como sinônimas.

Pode-se definir a hermenêutica como a ciência que estuda a interpretação das leis. Interpretação é a forma de entendimento e compreensão do que está sendo transmitido pela leitura. Esta possui peculiaridades, tanto na forma, método e no resultado. Então pode-se dizer que ambas andam juntas, mas não significam a mesma coisa.

A relação entre hermenêutica com o direito está na compreensão contida em uma lei que entra em vigor. Esta é de suma importância para o direito, pois possui regras específicas para que a lei venha a ser compreendida de acordo com seu texto legal, trazendo segurança na aplicação das normas jurídicas. A hermenêutica é indispensável em todas as áreas, mas, especialmente no ramo do direito, pois proporciona clareza e compreensão.

Relacionados