HPV O VIRUS

Páginas: 4 (951 palavras) Publicado: 19 de março de 2014
 H P V

Nos últimos anos a sigla HPV foi mencionada inúmeras vezes em revistas femininas e em dezenas de reportagens sobre a saúde da mulher, na televisão, por dois motivos: adescoberta de que o hpv está associado ao câncer do colo do útero, e a descoberta da vacina contra o hpv, com capacidade de prevenir esse tipo de câncer. Mas afinal o que é hpv?

Hpv é a abreviatura eminglês, de human papillomavirus – em português, papillomavirus humano. Trata-se de uma família de vírus. Com mais de 200 subtipos conhecidos, responsáveis por uma ampla gama de lesões na pele emucosas
Até a década de 1980, sabíamos eram os causadores das verrugas comuns e das verrugas genitais (condilomas acuminados). Os condilomas vulgarmente conhecidos pelo nome “crista de galo”, pertencem aogrupo das doenças sexualmente transmissíveis (DST).
O HPV causa  coceira e irritação na fase inicial e na forma mais avançada podem aparecer verrugas genitais, que podem sangrar.
A partir de 1982,porém, foram publicados inúmeros trabalhos científicos que constataram a presença de alguns subtipos do hpv em mais de 95% dos casos de câncer do colo uterino, o que aumentou a importância dodiagnóstico e da prevenção desta DST.

IMAGEM VÍRUS HPV
Hoje 2010, são conhecidos mais de 100 variações diferentes de HPV. Já se detectou o vírus também na região extragenital - como olho, boca, faringe,laringe (cordas vocais), vias respiratórias, esôfago. O vírus já foi encontrado inclusive no líquido amniótico durante a gestação, e no bebê, após o parto natural em que a criança entrou em contato coma região contaminada da mãe.

Atualmente os subtipos do vírus são agrupados em duas categorias: os de baixo risco, causadores de lesões benignas (verrugas); e os de alto risco associados ao câncercervical, de vulva, vagina e ânus. Na categoria de baixo risco os mais encontrados são os subtipos 6, 11, 40, 41, 42, 43, 44, 54, 61, 72,73 e 81;
E na de alto risco os subtipos 16, 18, 31, 33,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vírus HPV
  • HPV VÍRUS
  • virus hpv
  • virus HPV
  • Hpv papiloma vírus humano
  • A vacina de vírus hpv
  • Hpv
  • HPV papiloma virus humano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!