Hpv - papiloma vírus humano

Páginas: 10 (2308 palavras) Publicado: 29 de janeiro de 2013
HPV - Papiloma Vírus Humano

Acadêmicas:
Fabiângela Jardim
Jucilene Antunes
Raphaela Bandeira
Thais Valério

Histórico

As lesões causadas pelo HPV vêm sendo descritas ao longo do tempo, iniciando na antiguidade, passando por algumas descobertas até o presente momento. Na antiguidade já havia relatos de lesões cutâneas presentes, porém, lesões estas, não diferenciadas das sifilíticas egonorréicas. Mas evidenciava-se a possibilidade de seu contágio ser de via sexual (CAMPOS, 2003; PALO et al. 1996).
Com o passar dos séculos, foram surgindo as primeiras descobertas sobre a etiologia do Papiloma vírus humano, o qual foi caracterizado pela primeira vez em 1907 por Ciuffo, como agente causador das verrugas humanas. Porém, somente em 1933 foi isolado o vírus do HPV por Richard Shope(INFORMATIVO ABRIL, 2005; PALO et al. 1996).
Com o surgimento da microscopia eletrônica, a partir de 1949, na Universidade de Yale, estabeleceu-se, que, a etiologia das partículas virais tanto as encontradas nas lesões papilomatosas quanto às das lesões condilomatosas, eram as mesmas, derivadas do papiloma vírus humano (CAMPOS, 2003; PALO et al. 1996).
A verdadeira confirmação de que o HPV eraum agente de transmissão sexual, foi no ano de 1954. Nesta época, as esposas dos soldados, os quais haviam voltado da guerra da Coréia, passaram a desenvolver lesões cutâneas num período de quatro a seis semanas do reencontro, mesmo período em que eles também apresentavam lesões penianas. Foi quando evidenciou a presença de lesões cutâneas após a exposição ao agente.
Ao longo da história dopapiloma vírus humano, não se esclareceu muito sobre sua verdadeira etiologia, porém, tornou-se evidente sua transmissão por via sexual no século XX. E mesmo com tantas descobertas foi somente nos anos setenta, a partir da biologia molecular que se pôde pesquisar melhor o vírus (CAMPOS, 2003; PALO et al. 1996).

Implicações Clínicas
Sua família é conhecida como Papovavírus e atualmente é denominadacomo Papovaviridae, uma abreviação de seus gêneros. Sabe-se que o HPV é o grande precursor a mortalidade feminina, por ser apontado como o principal fator do desenvolvimento do câncer do colo uterino, além de ser também o responsável por outras doenças como o condiloma acuminado, papilomas laríngeos, câncer anal, vulvar e peniano (SILVA, 2003)
As infecções por HPV podem sersintomáticas quando (a forma clinica é evidenciável, ou seja, com observação a olho nu) ou assintomáticas.
As lesões podem aparecer na forma de verrugas genitais e serem chamadas de diversas maneiras, desde condilomas ou mais popularmente como crista de galo, figueira, cavalo de crista ou jacaré de crista (MURTA, 2008). Surgem em regiões como vulva, períneo, colo, vagina e região perianal na mulher. E nohomem há possibilidade de aparecer na glande e sulco bálano-prepucial (BRASIL, 2006a; MURTA, 2008). Menos freqüentemente podem estar presentes em áreas extragenitais como conjuntivas, mucoso-nasal, oral e laríngea (BRASIL, 2006b).
Quando assintomáticas podem ser classificadas de duas maneiras, subclínicas ou latentes.
Na forma subclínica são evidenciáveis apenas sob técnicas de magnificação(lentes) e ápos aplicação de reagentes como o ácido acético (BRASIL, 2006b).
A forma latente é evidenciável apenas através de técnicas de hibridação do DNA em indivíduos com tecidos clínicos e histológicamente normais. O termo refere-se, portanto, aos casos em que, na ausência de evidência clínica, colposcópica, citológica e histológica de lesão, são individualizadas, geralmente em materialcitológico, em seqüências de HPV-DNA com técnicas de hibridação molecular (BRASIL, 2006b).
As lesões condilomatosas podem apresentar diversas formas no local de alteração, podendo ser únicas ou múltiplas, restritas ou difusas e de tamanhos variável. Dependendo do tamanho e localização, podem ser dolorosas, friáveis e/ou pruriginosas, de crescimento exofítico, papilar, frondoso ou róseo (BRASIL, 2006b;...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • HPV
  • Hpv papiloma virus humano
  • HPV papiloma virus humano
  • Hpv papiloma vírus humano
  • HPV (Papiloma Vírus Humano)
  • Papiloma vírus humano (HPV)
  • HPV papiloma virus humano
  • HPV

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!