Hpv papiloma vírus humano

Páginas: 5 (1005 palavras) Publicado: 10 de junho de 2012
HPV- Papiloma vírus Humano

Aluna: Elaine Ramos
Professor: Juscelino
Turma: TR64

O Papiloma vírus Humano é uma doença sexualmente transmissível, responsável por cerca de 90% dos casos de câncer no colo do útero, segundo os dados do Ministério da Saúde. Só no Brasil, mais de 130 mil novos casos são registrados a cada ano.

HPV – É um vírus que provoca alterações na região infectada,causando pequenas lesões decorrentes do crescimento anormal das células. Estas lesões têm formato de pequenas verrugas, que são popularmente conhecidas como “crista de galo”. O vírus afeta as regiões oral (lábios, boca, cordas vocais, etc.), anal, genital e da uretra, tanto em mulheres quanto em homens. Já foram descobertos mais de cem tipos diferentes do vírus, dos quais cerca de 35 infectam a mucosaanogenital. Quinze tipos são oncogênicos, ou seja, podem causar câncer.

Transmissão – A forma mais comum de transmissão é por meio das relações sexuais (inclusive por meio do sexo oral ou anal). O vírus também pode ser transmitido da mãe para o feto ou através de objetos contaminados pelo HPV (como roupas íntimas, toalhas etc)

Diagnóstico – O exame preventino, chamado Papanicolau, podeidentificar a presença das verrugas ou de áreas irregulares no colo do útero e levar ao diagnóstico do HPV. A colposcopia, exame feito nos órgãos sexuais com o auxílio de um aparelho, permitindo visualização de lesões mínimas, também é utilizada para o diagóstico. Além destes, outros exames mais sofisticados são capazes de detectar o HPV, como a hibridização in situ, PCR (reação da cadeia depolimerase) e captura híbrida. E se você se descobrir portadora do vírus, avise imediatamente ao seu parceiro, para que ele possa fazer o exame.

Sintomas – Nem todas as pessoas infectadas apresentam sintomas visíveis. Normalmente, aparecem pequenas verrugas na pele e na mucosa.

Tratamento – O tratamento pode ser feito com o uso de medicamentos ou por outros métodos como cauterização química,eletrocauterização, crioterapia, laser… Vai depender de cada caso, do grau da infecção, dos tipos das lesões. No caso de câncer instalado, a opção é pela cirurgia convencional.

Formas de prevenção – O uso da camisinha é fundamental para evitar o contágio sexual não apenas do HPV, mas de todas as outras doenças sexualmente transmissíveis. E, claro, pessoas que mantêm uma vida sexual mais aberta, comparceiros variados e sem cuidado estão sempre mais propensas ao contágio de DSTs. Mas lembre-se que há outras formas de contágio também.

Vacina - Já está disponível no mercado vacinas para prevenir a contaminação pelo HPV. Elas são compostas por partículas semelhantes ao vírus, mas não são infecciosas. A vacina não exclui a necessidade dos exames preventivos e tampouco vai curar as mulheres jáinfectadas, embora possa evitar a infecção por um tipo diferente do vírus. Mas o uso das vacinas só deve ocorrer por indicação médica.

Perguntas freqüentes

Qual a relação do câncer do colo do útero com HPV?
Existe uma relação direta entre o HPV e câncer do colo do útero. Esse vírus está presente em 99,7% das mulheres com esse tipo de câncer. Pode-se dizer que a relação causal entre câncer decolo de útero e a presença do HPV é 50 vezes maior do que a relação causal entre o fumo e o câncer do pulmão.

Qual a importância das verrugas genitais (ou condilomas)?
Cerca de 1% da população sexualmente ativa nos EUA (1 milhão de pessoas) teve verrugas genitais visíveis em algum momento da vida. As verrugas genitais atingem homens e mulheres. 

Como se transmite o HPV?
O HPV, na grandemaioria das vezes, é transmitido por via sexual. O contágio se dá pelo contato pele com pele e, portanto o uso de preservativos não é suficiente para a prevenção dessa infecção. A alta prevalência do vírus na população feminina e masculina (cerca de 50% da população sexualmente ativa já foi infectada pelo HPV) faz com que o risco de contágio seja alto. Sabe-se hoje que a infecção pelo HPV não está...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • HPV
  • Hpv papiloma virus humano
  • HPV papiloma virus humano
  • Hpv
  • HPV (Papiloma Vírus Humano)
  • Papiloma vírus humano (HPV)
  • HPV papiloma virus humano
  • HPV

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!