HOUSE ORGANS”: COMUNICAÇÃO INTERNA A SERVIÇO DE QUEM

3915 palavras 16 páginas
“HOUSE ORGANS”: COMUNICAÇÃO INTERNA A SERVIÇO DE QUEM?
Cibele Ferraz*
Resumo
A questão essencial deste artigo não está em discutir ou confrontar os papéis de jornalistas, publicitários e relações-públicas dentro das corporações, mas sim em aceitar que o objetivo das empresas é aumentar sua participação no mercado e serem mais eficazes em suas relações com seus públicos e que, nesta empreitada, as ações de comunicação – inclusive com os funcionários - assumem grande importância para o sucesso da organização.
Nos últimos anos, em função do esforço para o aumento da produtividade e da qualidade, a comunicação passou a exercer papel fundamental na assimilação de novos conceitos, compartilhando com todos as recentes metas da organização.
Por isso, nada mais atual e necessário, do que discutirmos sobre um importante instrumento de comunicação utilizado pelas empresas: as publicações institucionais.

Palavras-chave:“House-Organ”. Jornalismo Empresarial. Comunicação interna.

* Assessora de Comunicação
Medquímica Indústria Farmacêutica Ltda.
Pós-Graduanda em Comunicação Empresarial
Faculdade Estácio de Sá cibeleferrazjf@yahoo.com.br Introdução - Voltando um pouco no tempo...
Para discutirmos as diferentes ferramentas de comunicação utilizadas pelas empresas, torna-se imprescindível que, antes, façamos um breve retrospecto do jornalismo empresarial no Brasil.
Nos moldes como é aplicado atualmente, o jornalismo empresarial é um segmento da comunicação social, que começou a ser utilizado pelas organizações americanas em fins do século XIX. No Brasil, passou a configurar-se efetivamente em nossos meios a partir da década de 1950, como uma conseqüência natural da aceleração que se imprimiu ao processo de industrialização. Já na década de 60, as publicações empresariais passaram a ser mais valorizadas e reconhecidas como peça fundamental para atender às novas demandas da comunidade e da opinião pública. O auge da comunicação organizacional seria

Relacionados