Hotelaria hoispitalar

6774 palavras 28 páginas
HOTELARIA HOSPITALAR:

Conceitos da hotelaria adaptados ao setor hospitalar.
GISLAINE GOMES DE SOUZA
Belo Horizonte
2006
Aliado ao conhecimento técnico, os profissionais que trabalham na hotelaria necessitam apresentar qualidades humanas, as quais possibilitem a oferta de um atendimento de qualidade e hospitaleiro, uma vez que o profissional hoteleiro trata diretamente com gente e busca, através da prestação de seus serviços, a satisfação das necessidades e dos desejos de outros seres humanos. Isso exige um engajamento pessoal total, muita iniciativa e criatividade. É da análise de aptidões físicas, intelectuais, de caráter e de trabalho que se tem o verdadeiro profissional (...) vocacionalmente voltado para a hotelaria (CASTELLI, 2003, p. 37).
Em relação aos hospitais, a oferta de um atendimento de qualidade está relacionada à nova postura apresentada pelo paciente “que começou a questionar e sentir necessidade de que a empresa hospitalar lhe oferecesse não só a cura ou o tratamento, como também a segurança, o conforto e, principalmente, seu bem-estar, de sua família e seus visitantes”(BOERGER, 2005, p. 24).
Destarte, Boerger (2005) complementa que os hospitais são, então, obrigados a desenvolver um novo perfil de atendimento a fim de garantir a sobrevivência da empresa em um mercado cada vez mais competitivo. Para tanto, essas organizações estão implantando em seu processo de gestão bases da hotelaria hospitalar como forma de diferenciação em seus serviços, diferenciação essa que é percebida pelos clientes e concorrentes como um processo voltado à qualidade e melhoria contínua dos serviços (DIO et al, 2005).
Deste modo, aqueles que procuram os hospitais a fim de receber algum tipo de tratamento médico, comumente chamados de pacientes, passam a ser identificados pela expressão clientes de saúde que possuem necessidades que devem ser supridas. Portanto, “como clientes de saúde sentem-se competentes para avaliar o nível de atenção que recebem e optar pelo

Relacionados