Hotel imperial de tóquio- banner

Páginas: 3 (741 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2011
Hotel Imperial de Tóquio
Frank Lloyd Wright
Biografia
Nascido em 8 de junho de 1867 em Winsconsin, nos Estados Unidos e falecido aos 91 anos em 9 de abril de 1959, Frank Lloyd Wright é consideradopelo instituto Americano de Arquitetos, o melhor de todos os tempos, construindo os mais significativos projetos do século XX. Muito conhecido por seu bom senso de valorização dos espaços externo einterno, dizia que “um prédio não é só um lugar para viver, é um modo de viver” e que “as construções nascem espontaneamente dos seus arredores”, tendo, portanto, um fantástico senso de proteção ecuidado com o meio.
Apesar de ser formado em engenharia civil, sua arquitetura é encantadora. Em 1970 só havia duas casas abertas ao público, hoje existem mais de 20 e são recebidos 1 milhão devisitantes ao ano.
O Racionalismo Orgânico.
No contexto americano surge a figura marcante de Frank Lloyd Wright, buscando estabelecer nos Estados Unidos uma arquitetura que difere da européia. Segundo ele, acriação em sua plenitude só existe quando não vem acompanhada de uma bagagem histórica. Wright começa a se destacar no início do século com suas casas voltadas para a classe média, as prairie houses.Seu processo projetual parte da criação dos espaços internos para os externos, suas casas são marcadas pela articulação entre espaços e planos. Vive por algum tempo no Japão,onde a cultura e aarquitetura o influenciam até o fim de sua vida. Embora Wright se oponha à historicidade da arquitetura européia, ele aceita a arquitetura japonesa por não considerá-la intrinsecamente histórica, já que suaracionalidade está na relação do homem com a natureza. Voltando ao Ocidente, é um dos grandes responsáveis por trazer elementos das artes orientais para os Estados Unidos e Europa, o próprio caráterorgânico de sua arquitetura a partir de então é também fruto de sua passagem no Japão. No campo teórico, Wright inova ao estabelecer os conceitos do espaço como concepção humana, a arquitetura como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tóquio
  • Tóquio
  • Tóquio
  • Tóquio
  • Toquio
  • banner
  • Banner
  • A Imperial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!