Hotel blue mountain

Páginas: 21 (5016 palavras) Publicado: 20 de fevereiro de 2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC
CAMPUS SANTO AMARO

Emanuel Bueno
Hector Garcia de Andrade
Larissa do Nascimento Mazetto
Marina Silveira Mantelli
Renan Barbosa Baleeiro

Blue Mountain Hotel & Spa

São Paulo
2012
EMANUEL BUENO
HECTOR GARCIA DE ANDRADE
LARISSA DO NASCIMENTO MAZETTO
MARINA SILVEIRA MANTELLI
RENAN BARBOSA BALEEIRO

Blue Mountain Hotel & Spa

Projeto Integradordo primeiro semestre de Tecnologia em Hotelaria do Centro Universitário SENAC – Campus Santo Amaro.

Orientador: Prof. Rodrigo Marcos de Castro









São Paulo
2012
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4
CAPÍTULO 1 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 5
História
Recepção
Governança
Alimentos e Bebidas
Eventos
Prevenção de acidentes e incêndios
CAPÍTULO 2 – VISITA TÉCNICAO Hotel
Infraestrutura
Alimentos e Bebidas
Governança



















INTRODUÇÃO

Este projeto tem por finalidade abordar os diversos aspectos do Blue Mountain Hotel & Spa, a partir do conhecimento teórico sobre os meios de hospedagem através da História, se baseando também na teoria sobre o funcionamento do hotel. E a prática observada?Qual foi a metodologia utilizada?
No primeiro capítulo, será apresentada a evolução da hospitalidade desde a antiguidade até as características da hospedagem na sociedade atual. A partir desse contexto, detalharemos o funcionamento operacional de cada departamento de um hotel, que, no caso, se aplica ao Blue Mountain Hotel & Spa. Com isso, poderemos compreender com clareza o funcionamento queserá apresentado no segundo capítulo, onde será feita uma análise dos dados coletados empiricamente sobre o meio de hospedagem em questão, sendo abordados aspectos históricos, descritivos, aspectos do seu entorno, bem como funcionamento operacional do mesmo.
Tendo em vista a evolução da hotelaria, seu contexto na sociedade atual e detalhando os principais departamentos de um hotel, serãoanalisados os dados reais pesquisados sobre o Blue Mountain Hotel & Spa, relacionando com o seu conceito


























CAPÍTULO 1 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

1.1 História

Na antiguidade, deslocamentos motivados por dominação, religião ou comércio, criaram a necessidade de os viajantes pernoitarem em lugares chamadospousadas, similares às tavernas (ISMAIL, 2004). Ainda de acordo com o mesmo autor, algumas dessas tavernas eram situadas próximas aos templos daquela época, onde animais eram sacrificados e consumidos. Outras pousadas, na época do Império Romano, foram construídas ao longo das estradas, onde era oferecido, sem luxo, lugar para dormir e, em alguns casos, comida e bebida.
Com o surgimento docristianismo, essas pousadas construídas ao longo das estradas durante o Império Romano foram desaparecendo e os hóspedes passaram a ser abrigados nas casas de cristãos, seguindo seus princípios (ISMAIL, 2004).
De acordo com Ismail, a palavra hospital, derivada do latim hospes (acolher pessoas), passou a ser usada no começo da Idade Média para designar lugares de proteção e hospedagem àqueles que lutaramnas cruzadas ou Guerras Santas.
No fim da Idade Média, com o aumento das viagens, surgem as estalagens, ou hospedarias, também chamadas de inn, que são casas especiais de hóspedes com fins lucrativos onde se ofereciam acomodações, alimentos, bebidas e abrigo para cavalos (ISMAIL, 2004). Usem outros autores
Os estabelecimentos de hospedagem passaram a ser chamados de hotel, introduzido porestabelecimentos como The Grand Hotel, The Cantre Hotel e St. Ames Hotel. É destacada a diferença dos estabelecimentos antigos por serem os primeiros restaurantes (cuja palavra remete à restauração), onde também se oferecia acomodação (ISMAIL, 2004). Ainda de acordo com Ismail, a evolução da tecnologia (máquina a vapor) desenvolveu também a hotelaria, o que resultou também na criação de centros...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Blues
  • Blues
  • Blue
  • Blues
  • Blues
  • Blues
  • Blues
  • Mountain bike

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!