HOSPEDARIAS PARA EQUINOS NA CIDADE DE PELOTAS: INSTALAÇÕES E SERVIÇOS OFERECIDOS

1498 palavras 6 páginas
HOSPEDARIAS PARA EQUINOS NA CIDADE DE PELOTAS: INSTALAÇÕES E SERVIÇOS OFERECIDOS

SOUZA, Juliana S.1; ZARDIN, Manuela2; SURITA, Vinicius1;
DUVAL, Eduardo J. C.P. 3; SILVERA, Isabella D. B4

1Graduandos Curso de Zootecnia UFPEL; Email: ju_salies@hotmail.com
2 Mestranda Pós-graduação em Zootecnia UFPEL; Email: manuela_zardin@hotmail.com 3Engenheiro Agronomo UFPEL; Email:estagio_faem@ufpel.tche.br
4 Docente Curso de Zootecnia UFPEL; Email: barbosa-isabella@hotmail.com 1 INTRODUÇÃO O homem rural na busca por melhores condições de vida migrou para a cidade e consigo trouxe costumes peculiares a zona rural. O cavalo, paulatinamente, está sendo inserido no convívio e lazer do homem agora “urbano”. Neste contexto o número de hotéis e hospedarias para equinos vem crescendo nos arredores das cidades. Na cidade de Pelotas estima-se que existe em torno de 60 estabelecimentos para hospedagem de equinos (dados estimados). Cavalos são altamente sociais, gostam de interagir com outros cavalos, de se limpar em grupo, de desfrutar da natureza e de explorá-la (SMYTHE 1990). O cavalo possui uma acuidade visual melhor que os bovinos (MILLS & NANKERVIS 2005) e uma audição apurada. E assim como outros animais gregários, torna-se extremamente agitado quando separado da manada, principalmente se não estiver acostumado ao manejo, ou em ambiente desconhecido ou hostil (EVANS 2005; GRANDIN 1989).
Eqüinos mantidos em hospedarias urbanas costumam ser mantidos isolados, durante ou mesmo após o trabalho e lazer, em instalações estéreis e empobrecidas, impedidos na maior parte do tempo de realizar comportamentos inerentes à sua natureza (Universidade de Bristol 2004). Segundo Grandin (1989) reduzir o estresse melhora a produtividade e previne alterações fisiológicas nos animais. Já RESENDE et al. (2006) afirmam que um ambiente satisfatório para animais é aquele que proporciona um conforto térmico e físico, controle de doenças e satisfação comportamental.

Relacionados

  • Hist Ria E Geografia
    190281 palavras | 762 páginas
  • Colas
    190736 palavras | 763 páginas