Hortoterapia

1092 palavras 5 páginas
A EXPERIÊNCIA DA HORTA-TERAPÊUTICA NA ATENÇÃO À CRIANÇAS
EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL
Juliana Ferreira Martins¹; Beatriz Caroline Soares Chaves¹; Camila Souza Ferreira¹;
Jamilia Soares de Farias¹; Cibele Ferreira Braga Nascimento²
¹Acadêmicas de Terapia Ocupacional; ²Mestre em Educação julianamartto@gmail.com Universidade Federal do Pará (UFPA); Universidade Estadual do Pará (UEPA)
Introdução: A relação entre pessoa-ambiente-ocupação é fundamental para a compreensão do ser ocupacional, por isso há necessidade de se favorecerem ações que possam contribuir de forma significativa para que a pessoa se envolva em ocupações levando em consideração suas relações ambientais. Dessa forma, crianças em situação de vulnerabilidade social condicionadas principalmente pela baixa renda e por conviverem em uma realidade sócio-ambiental de risco, pouco tem acesso à engajamentos ocupacionais que retratem a relação com o ambiente vivido e as suas demandas sociais. Neste ensejo, o trabalho tem como intuito a promoção de justiça ocupacional. Assim, optou-se pelo desenvolvimento de uma ação em Terapia
Ocupacional, articulada à uma equipe multiprofissional, que levasse em consideração a relação ambiente-ocupação junto à crianças em situação de vulnerabilidade social.
Objetivo: Descrever as contribuições da hortoterapia para crianças em situação de vulnerabilidade social atendidas pela ONG Centro Solidariedade da Criança e do
Adolescente na Colônia de Férias no ano de 2014. Descrição da experiência: A ação desenvolvida na ONG se iniciou com a etapa inicial do planejamento da atividade em junho, junto à coordenação da instituição com o intuito de fazer uma correta análise de materiais, da atividade e a forma de conduzir o grupo, assim como conseguir o apoio necessário, visto que solicitamos orientação de uma terapeuta ocupacional, e auxílio da nutrição e agronomia. No mês de julho/2014 as atividades da horta começaram de fato.
Obteve-se um grupo aberto e heterogêneo com uma média

Relacionados

  • humanização
    994 palavras | 4 páginas
  • Projeto horta
    2616 palavras | 11 páginas
  • Diversos
    5731 palavras | 23 páginas
  • RECANTO ZEN INSTITUTO DE MASSAGENS E TERAPIAS ALTERNATIVAS
    27519 palavras | 111 páginas