HORTALIÇAS

1001 palavras 5 páginas
HORTALIÇAS E FRUTAS
O consumo insuficiente de hortaliças e frutas é um fator de risco relacionado à causa de doenças crônicas não transmissíveis para a população. Esses alimentos são importantes para uma dieta saudável, pois são fontes de micronutrientes, fibras e de outros componentes com propriedades funcionais. As frutas e hortaliças têm baixa densidade energética, o que favorece a manutenção saudável do peso corporal.Comportamentos alimentares podem não somente influenciar o estado de saúde presente, como também determinar se mais tarde em sua vida o indivíduo irá desenvolver ou não alguma doença como câncer, doenças cardiovasculares e diabetes (FIGUEIREDO, JAIME e MONTEIRO, 2008).
O objetivo do trabalho foi avaliar o consumo de hortaliças e frutas entre os universitários de diferentes áreas e quais os fatores associados e faz-se uma comparação de resultados entre os estudantes da área da saúde, humanas e exatas, através da aplicação de questionário de freqüência alimentar.A justificativa do estudo foi orientar a população sobre a importância do consumo de hortaliças e frutas para a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis.
Alimentação saudável
Inúmeros estudos realizados nas últimas décadas têm demonstrado o importante papel da alimentação, causando ou prevenindo doenças. A população brasileira tem, ultimamente, mudado seus hábitos alimentares e mudado para pior. O consumo dos doces, refrigerantes, massas, bolachas tem aumentado bastante. Entretanto, o consumo de arroz, feijão, frutas e verduras vêm diminuindo muito. Portanto, a qualidade da alimentação do brasileiro está se tornando inadequada (MONTEIRO, MONDINI E COSTA, 2000).

Uma alimentação saudável, entendida enquanto um direito humano compreende um padrão alimentar adequado às necessidades biológicas e sociais dos indivíduos de acordo com as fases do curso da vida. Tem por característica três princípios: 1)variedade, comer diferentes tipos de alimentos pertencentes aos diversos grupos;

Relacionados

  • Oportunidades negocio no maranhao
    5128 palavras | 21 páginas