Horta, cultivando saúde na escola - ufpb - areia

Páginas: 13 (3157 palavras) Publicado: 29 de março de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS / CAMPUS II
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS
PROJETO DE EXTENSÃO – PROBEX

RELATÓRIO FINAL:
IMPORTANCIA DA EDUCAÇÃO ALIMENTAR E AMBIENTAL ATRAVÉS DO PROJETO HORTA -CULTIVANDO SAÚDE NA ESCOLA- AREIA/PB

Bolsista: Rodolfo César de Albuquerque Araújo
Orientadora: Prof.ª Dr.ªNúbia Pereira da Costa

Areia - PB
Janeiro de 2013.

RELATÓRIO FINAL - PROBEX
Nome do projeto:
Importância da Educação Alimentar e Ambiental através do Projeto horta - cultivando saúde na escola- AREIA/PB

Departamento:
DF-Departamento de Fitotecnia

Extensionista bolsita:
Rodolfo César de Albuquerque Araújo

Extensionistas voluntários:
Alberto Marreiro Tomaz
Camila da SilvaAlexandre
Tarciso Botelho Pereira Filho

Coordenadora:
Prof.ª Dr.ª Núbia Pereira da Costa

Coordenadora auxiliar:
Prof.ª Lenyneves Duarte Alvino de Araújo

INTRODUÇÃO

A educação alimentar quando trabalhada com crianças torna-se mais eficaz, pois a familiaridade com o alimento é fator preponderante para sua aceitação e a partir daí aprende-se a gostar do que está disponível. Sob estaótica, transpõem-se os limites do ato alimentar, e o alimento juntamente com o seu cultivo transforma-se em instrumento pedagógico promovendo novas descobertas.

A educação ambiental nasceu com o objetivo de gerar uma consciência ecológica em cada ser humano, e quanto mais cedo essa consciência for desenvolvida menores os problemas futuros. Por isso, a criança, desde cedo, deve aprender a cuidarda natureza no seio familiar, e na escola é que se deve iniciar a conscientização do cuidado com o meio ambiente natural.

Os alunos devem ser conscientizados e educados em relação ao meio ambiente,é fundamental essa educação ambiental, pois, responsabilizará o educando para o resto de sua vida. Segundo Munhoz (2004), uma das formas de levar educação ambiental à comunidade é pela ação direta doprofessor na sala de aula e em atividades extracurriculares.

No dia-a-a-dia das escolas de ensino fundamental observa-se a necessidade por parte do aluno e a dificuldade dos educadores em dinamizar o currículo escolar. Sob a criatividade dos envolvidos, a horta torna-se uma ferramenta lúdica e concreta capaz de incentivar e integrar as diversas fontes e recursos de aprendizagem, inserindo ainterdisciplinaridade nas estruturas do ambiente de ensino, gerando observações e reflexões diárias por parte dos educadores e educandos envolvidos nesta ação coletiva e permanentemente atual.

O presente projeto de extensão foi realizado no período de julho a dezembro de 2012, entre a Universidade Federal da Paraíba (Centro de Ciências Agrárias – Campus II / Areia-PB) em parceria com a EscolaMunicipal de Educação Fundamental Madre Trautlinde e a Escola particular de Ensino Infantil e Fundamental Pinóquio.

OBJETIVOS

Objetivo Geral
1. Promover o conhecimento e repassar a importância para os alunos sobre alimentação saudável e cuidados com o meio ambiente, através da horta e reutilização de garrafas PET no projeto Horta na Escola, nas Escolas M.E.F. Madre Trautlinde e Escolade Ensino Infantil e Fundamental Pinóquio.

Objetivos Específicos
2.
3.
4.
5.
6.

METODOLOGIA

O trabalho foi realizado em duas escolas da cidade de Areia-PB, sendo uma pública e outra privada, entre os meses de julho a dezembro de 2012. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Madre Trautlinde as turmas de 2ª, 3º, 4º e 5º série do ensino fundamental, apresentarammédias de idades entre 09, 10 e 11 anos num total de 43 alunos; e na particular Escola de Ensino Infantil e Fundamental Pinóquio as turmas foram as mesmas 2ª,3ª,4ª e 5ª série nos quais os alunos apresentavam idade média de 7,9 e 11 anos, compreendendo 41 alunos. Inicialmente foram levantados os dados dos estudantes, para caracterização de seus perfis, com a aplicação de dois questionários...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Horta na escola
  • horta na escola
  • horta na escola
  • horta na escola
  • Horta na escola
  • Hortas na escola
  • Horta nas escolas
  • Horta nas escolas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!