HORMÔNIOS NA PRODUÇÃO AVÍCOLA: MEMES CONTRA FATOS CIENTÍFICOS

5778 palavras 24 páginas
Revista Eletrônica de Pesquisa Animal, v.02, n.01, p.1-16, 2014
ISSN 2318-5465 www.pesquisaanimal.com HORMÔNIOS NA PRODUÇÃO AVÍCOLA: MEMES CONTRA FATOS
CIENTÍFICOS

HORMONES IN POULTRY PRODUCTION: MEMES VS SCIENTIFIC FACTS
Wagner Azis Garcia de Araújo1, Tarcísio Simões Pereira Agostinho2, Will de
Oliveira3, Nielton Cezar Ton2

Resumo: Há décadas a falsa informação sobre o conteúdo de hormônios na carne de frango vem povoando o imaginário do consumidor. É grande o número de pesquisas a respeito do assunto, sendo que nenhuma delas provou eficiência na utilização de tais hormônios como promotores de desempenho na avicultura industrial. Apesar da grande quantidade de informação técnica a respeito do assunto, dificilmente esta chega ao conhecimento do grande público, inclusive profissionais da saúde humana.
Pesquisadores também são motivados a realizar pesquisas que comprovem a existência de tais resíduos na carcaça destes animais, no entanto, suas buscas são infrutíferas.
Devido a estes fatos, se torna necessária a reunião de todo o aparato técnico-científico a respeito de um assunto tão polêmico e controverso como este. Portanto, conclui-se que a utilização de hormônios exógenos na criação de frangos de corte é ilegal e inviável, tanto tecnicamente quanto economicamente. O mito da existência de resíduos hormonais é disseminado intensamente na população brasileira, sob difícil reversão.
Através da reunião de informações de cunho científico, e principalmente a sua correta divulgação, é possível a construção de um trabalho a longo prazo, a fim de elucidar este equívoco. É preciso, portanto, esforços não só da imprensa especializada, como também dos meios comuns de comunicação no intuito da divulgação de informação de qualidade embasada em fatos científicos.
Palavras-chave: esteroides, frangos de corte, hormônio do crescimento, hormônios tiroidais, resíduos na carcaça
Abstract: For decades the false information about hormones used in

Relacionados