hormonios

Páginas: 9 (2091 palavras) Publicado: 12 de setembro de 2013
Colégio Estadual Professora Helena Wysocki








Hormônios Vegetais





Nome: Raisa Helena Lao N° 32Araucária
2013





Fitormônios, ou hormônios vegetais, são substâncias orgânicas capazes de determinar um considerável efeito no metabolismo do órgão em que atuam. Produzidos em pequenasquantidades em determinadas regiões da planta, os fitormônios são transportados para outros locais, onde exercem atividade.
Há cinco grupos principais de hormõnios vegetais, responsáveis pelo controle da divisão celular, do crescimento celular e da diferenciação das células. Esses grupos são: Auxinas, Giberelinas, Ácido Abscísico e Etileno. Além desses, outros fitormônios estão sendoidentificados pelos pesquisadores.
Auxinas: As auxinas foram as primeiras substâncias identificadas como fitormônios; elas controlam diversas atividades nas plantas, tais como o desenvolvimento das gemas laterais, os tropismos, o desenvolvimento de frutos etc. A principal auxina natural é o ÁCIDO INDOLACÉTICO, Conhecido pela AIA. Há substâncias artificiais que simulam os efeitos do AIA, sendo por issochamadas de auxinas sintéticas. A mais conhecida delas é o ácido 2,4-diclorofenoxiacético, em geral identificado pela sigla 2,4-D. Essa substância é tóxica para eudicotiledõneas, mas não para monocotiledôneas, sendo por isso utilizada como herbicida no controle de ervas daninhas em gramados e em campos de cultivos de cereais, como trigo, cevada etc. O modo de ação 2,4-D como herbicida ainda não ébem conhecido. Outra auxina sintética é o ácido naftalenoacético, utilizado para induzir a formação de raízes adventícias em ramos, o que facilita a propagação vegetativa de árvores por meio da estaquia; também evita a queda precoce de frutos, em plantas de interesse comercial.

Efeitos da auxina no desenvolvimento
Uma das primeiras evidências da existência de substâncias reguladoras docrescimento em plantas foi obtida por Charles Darwin e por seu filho Francis, em 1881. Eles estudaram a tendência que plantas jovens têm de curvar-se em direção a uma fonte lateral de luz, comportamento denominado fototropismo positivo. Em suas experiências, Charles e Francis cobriram a extremidade (COLEÓPTILOS) de plantinhas de aveia e de alpiste com papel à prova de luz, verificando que elas deixavam acurvar-se quando iluminadas lateralmente e continuavam a crescer eretas. O mesmo resultado foi obtido quando eles removeram os ápices dos coleóptilos; as plantas deixaram de se curvar em direção a uma fonte de luz lateral. Os Darwin concluíram que a extremidade dos coleóptilos percebe a posição da fonte de luz e leva o caule a curvar-se em direção a ela.
As auxinas são produzidas na extremidadedos coleóptilos de gramíneas e nos ápices caulinares das plantas. Sua produção ocorre também em folhas jovens, frutos e semente. A partir dos locais de síntese, as auxinas deslocam-se ativamente, isto é, com gasto de energia, pelas células parenquimáticas da bainha dos feixes vasculares. Esse transporte independe da gravidade e é polar, ou seja, as auxinas deslocam-se dos meristemas em direção àbase de folhas, do caule e ápice das raízes.
Um dos principais efeitos das auxinas é causar alongamento de células recém-formadas a partir dos meristemas, promovendo assim o crescimento das raízes e de caules. O efeito depende de sua concentração na planta; em concentrações adequadas, a auxina promove o crescimento máximo das células; em concentrações excessivas, porém, inibe o alongamento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Hormônios
  • hormonios
  • hormonios
  • Hormônios
  • hormônios
  • Hormonio
  • Hormonios
  • Hormonios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!