Hormonios vegetais

Páginas: 6 (1448 palavras) Publicado: 22 de maio de 2013
Hormonas Vegetais-Fito-hormonas

crescimento das plantas
Graças a estímulos como a luz, a gravidade ou contacto com outras plantas ou objectos as plantas, executam uma variedade de movimentos. Através dos movimentos e experiências pode-se chegar a conclusão da existência de hormonas vegetais.
Definem-se hormonas vegetais ou fito-hormonas, por substâncias orgânicas, que actuam em quantidadesdiminutas, sintetizadas em certas zonas da planta, podendo ser transportadas para outros locais, onde poderão provocar varias reacções.

Desenvolvimento
Dá-se o nome de coleóptilo a primeira porção de planta que aparece à superfície do solo. Este desenvolve-se segundo a luz. Se a sua intensidade for constante, a planta irá-se desenvolver na vertical, se for iluminada lateralmente oscoleóptilos irão crescer na direcção da luz, curvando-se.

Experiência de Charles e Francis Darwin
Em 1880, Charles Darwin e seu filho (Francis) dedicaram-se ao estudo das plantas e realizaram experiências a fim de estudar o crescimento das plantas a luz, pelo que dispuseram de variadas plântulas e numa delas colocaram um “capuz” transparente, noutra, um capuz opaco, outra ficou sem qualquer coisa acobrir, e sem o ápice e finalmente uma plântula intacta.

Definição de Plantula de planta
s. f., Embrião contido na semente, que começa a desenvolver-se pela germinação.
Observaram que a que tinha o capuz opaco e a plântula com o ápice removido e sem nada a cobrir, cresceram na vertical, já a coberta por um capuz transparente e a intacta curvaram-se na mesma direcção da luz.
Poderam entãoconcluir que a curvatura das plântulas dá-se devido a uma mensagem transmitida do ápice para a parte inferior do coleóptilo.
Em 1910, Boysen-Jensen ao recolocar o ápice sobre o coleóptilo decapitado com uma lâmina de gelose entre eles, observou-se a curvatura da planta, distinguindo assim a importância química do sinal que ápice transmite.
Páal baseando-se nesta experiência coloca o ápice cortado aolado do coleóptilo decapitado e observa a curvatura na plântula mesmo iluminada por uma luz uniforme.
Na década do século XX, Went colocou ápices sobre um bloco de gelose durante horas. A seguir pôs em contacto, uma porção do bloco de gelose, em metade dos cleóptilos decapitados, observando assim a curvação da planta pelo lado oposto do bloco. Pôde então concluir que o ápice continha hormonasque era transmitidas à gelose e que posteriormente para era transmitidas aos coleóptilos.

Conclusões
O ápice do coleóptilo controla o crescimento e a resposta da plântula em relação à luz.
A curvatura dá-se devido a uma hormona elaborada no ápice do coleóptilo, que atinge uma zona inferior que cresce, curvando-se em relação a luz lateral.
Went deu o nome de auxina á tal hormona (responsávelpelo alongamento das células ).
O crescimento da plântula dá-se devido a desigual repartição de auxina e pode ser explicado pelo facto da auxina chegar em maior quantidade á zona não iluminada, pois as células desta possuem maior alongamento.
Com a descoberta das auxinas pôde-se identificar outras hormonas como as giberelinas e o etileno.
Os efeitos das hormonas dependem do local de acção, doestado de desenvolvimento da planta e da concentração da hormona.
Auxinas
. Estimulam o alongamento celular;
. Estimulam a formação de raízes;
. Intervêm na floração e frutificação em certas plantas;
. Induzem a partenocarpia (fecundação);
Giberilinas
. Estimulam o crescimento das plantas;
. Actuam sobre o alongamento dos órgãos;
. Promovem a partenocarpia (fecundação) em algumas espécies;. Interrompem a dormência de sementes e gomos em algumas espécies;
Citocininas
. Promovem a iniciação celular e a proliferação dos gomos;
. Inibem a formação de raízes;
. Retardam a queda das folhas
. Estimulam a germinação das sementes;
. Induzem a partenocarpia (fecundação);
Ácido Abscísico
. Promove a abcisão (caída) de folhas e frutos;
. Promove a dormência e inibe a germinação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • hormonios vegetais
  • hormônios vegetais
  • Os Hormônios Vegetais
  • Hormônios Vegetais
  • Hormônios vegetais
  • Hormonios vegetais
  • Hormônios vegetais
  • Hormônios Vegetais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!