HORMONIOS LIPOSSOLUVEIS E HIDROSSOLUVEIS

2010 palavras 9 páginas
RESUMO

O mecanismo de comunicação celular é feito por meio de moléculas que variam de acordo com cada tipo, as células em um organismo precisam se comunicar entre si de modo a direcionar e regular seu desenvolvimento.
As células distantes se comunicam através de substâncias químicas onde há sinais endócrinos que ocorrem quando as substâncias chamados hormônios são secretados pelas células que viajam através da corrente sanguínea até as células-alvo.
A comunicação parácrina ocorre quando as substâncias químicas vão atuar em células vizinhas, os sinais químicos atuam apenas a alguns centímetros do local onde foram produzidos.
Já na comunicação autócrina as substâncias químicas atuam sobre as próprias células ou em regiões muito próximas. Esse tipo de comunicação ocorre através de neurotransmissores que agem sobre uma região específica das células nervosas, chamada sinapse. Nessa região ocorre o contato as células.
Os hormônios hidrossolúveis são captados por receptores presentes na membrana das células-alvo, esses receptores atuam por intermédio de uma cadeia capaz de modificar os níveis intracelulares de algumas substâncias chamadas de mensageiros intracelulares.
A Biomedicina é uma novidade entre as diversas ciências da saúde existentes, sendo a ciência que atua no campo de interface entre Biologia e Medicina, voltada para a pesquisa das doenças humanas e seus fatores ambientais e ecoepidemiológicos, com o objetivo de compreender as causas, efeitos, mecanismos e desenvolver e aprimorar diagnósticos e tratamentos.

INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo apresentar breve análise de mecanismos de comunicação celular e diferenças entre secreção parácrina, autócrina e por hormônios lipossolúveis e hidrossolúveis, e também a importância prática em Biomedicina e Diagnóstico.
As células possuem um sistema de geração, transmissão, recepção e resposta, uma célula influencia no comportamento de outras.
Em muitos locais do nosso organismo, a

Relacionados