hormônios

Páginas: 8 (1897 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
Romantismo
• Romantismo # Romance
O romantismo era um estilo de época ou até mais que isso, pode ser considerado uma nova visão de mundo pois a sociedade sofre modificações.
O romance é um gênero literário.

• Histórico da época:
- Alemanha: Goethe publica em 1772: Os sofrimentos do jovem Werther (história de um jovem que sofre por um amor não correspondido e no final, se mata).
“Eu mevolto para mim mesmo e encontro o mundo” (Esse eu é projetado como um filtro para filtrar o humano).

- Brasil:
* 1808: Imprensa Régia (1ª editora brasileira)
* 1822: Independência
* 1836: 1ª obra romântica: Suspiros políticos de saudade (Gonçalves de Magalhães)
* 1881: Machado de Assis publica: Memórias Póstumas de Brás Cubas
* 1881: FIM DO ROMANTISMO.

• Espírito da época:
-Revolução Francesa (extremamente radical, pois muda o paradigma de pensamento): 1789
- Cidadão: “liberdade, igualdade e fraternidade.”
- Queda do antigo regime, surgimento do capitalismo.
- Revolução industrial, nova classe: burguesia.

• Projeto literário do romantismo:
- Valorização do indivíduo.
Os revolucionários franceses degolam a cabeça de um rei, que era uma figura real. A partirdai o homem começa a se ver como transformador da sociedade.
- Divulgação dos valores burgueses: trabalho, sacrifício e esforço.
- Exaltação da pátria
- Desajuste do poeta/artista

Até o século XVIII, a arte sempre esteve voltada para os nobres e seus valores. Quando o burguês conquista poder político, precisa criar as suas referências artísticas, definir padrões estéticos nos quais sereconheça e que o diferenciem da nobreza deposta. É nesse contexto que o movimento romântico surge, provocando uma verdadeira revolução na produção artística.
Para romper com a postura racional da estética árcade, o movimento romântico interpreta a realidade como filtro da emoção. Combinada a originalidade e ao subjetivismo, a expressão das emoções definirá os princípios da nova produção artística.
Oromântico considera a imaginação superior à razão e a beleza, porque ela não conhece limites. Por esse motivo, a originalidade substitui a imitação. Livres da influência passada, os novos artistas encontram a própria individualidade, traduzida pelas emoções que sentem, as referências para a interpretação da realidade.

Nota: O termo romantismo faz referência a estética definida pela expressãoda imaginação, das emoções e da criatividade individual do artista. Representa uma ruptura com os padrões clássicos de beleza.

A estética romântica substitui a exaltação da nobreza pela valorização do individuo e de seu caráter. Em lugar de louvar a beleza clássica, que exige uma natureza e um físico perfeitos, o novo artista elogia o esforço individual, a sinceridade, o trabalho. Pouco apouco, os valores burgueses vão sendo apresentados como modelos de comportamento social nas obras de arte que começam a ser produzidas.

O grande projeto literário do Romantismo é criar uma identidade estética para o burguês. Assim, o romantismo pode ser definido como uma arte da burguesia. O primeiro passo para alcançar esse objetivo é valorizar, na obra literária, o individuo e toda a suacomplexidade emocional, abolindo o controle racional. Os textos literários traçarão o perfil de heróis que precisam agir, sofrer, superar obstáculos de toda natureza para se qualificarem como exemplares. Na sociedade capitalista que remunera o trabalho, o sacrifício e o esforço passam a valer mais que a nobreza que se recebe de herança.
Os escritores românticos assumem essa função e povoam seus poemas eromances com figuras honradas, trabalhadoras, sinceras, heroicas. Cada trama que envolve dois jovens apaixonados é uma oportunidade para mostrar que o sentimento verdadeiro, puro, transforma o individuo e lhe da condições para enfrentar a hipocrisia da sociedade. Nos poemas, o amor a pátria e os símbolos nacionais são exaltados e idealizados como expressão de beleza e bondade.
O público que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • hormonios
  • Hormônios
  • hormonios
  • hormonios
  • Hormônios
  • Hormonio
  • Hormonios
  • Hormonios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!