Hormônios Vegetais

Páginas: 13 (3086 palavras) Publicado: 26 de maio de 2014
Hormônios Vegetais
Os hormônios vegetais podem ser definidos como substâncias orgânicas, ativas em pequenas quantidades, produzidas em um tecido e transportadas para outro, onde provocam respostas fisiológicas. Muitos hormônios possuem influências inibidoras, sendo assim, mais apropriado considerá-los como mensageiros químicos do que como estimuladores.
Os hormônios ou substâncias decrescimento são obrigatoriamente produzidos por plantas e delas podem ser extraídos. Já as substâncias reguladoras de crescimento, ou reguladores de crescimento, são substâncias sintéticas (sempre podem ser sintetizadas em laboratório) não produzidas por plantas, mas que produzem efeitos semelhantes aos produzidos pelos hormônios.
Existem cinco grupos de substâncias que são consideradas hormônios vegetais:auxinas, giberelinas, citocininas, etileno, ácido abscísico e outros inibidores. Chama a atenção para o fato de que muitas vezes, o mesmo fenômeno resulta da ação de mais de um hormônio (promotores e inibidores).
1) Auxinas
Substâncias relacionadas à regulação do crescimento. Das auxinas, a mais conhecida é o AIA – ácido indolilacético. O AIA nos vegetais não é produzido apenas emcoleóptilos (Dá-se o nome de coleóptilo a primeira porção de planta que aparece à superfície do solo. Este desenvolve-se segundo a luz. Se a sua intensidade for constante, a planta irá se desenvolver na vertical, se for iluminada lateralmente os coleóptilos irão crescer na direção da luz, curvando-se). Sua produção também ocorre em embriões nas sementes, em tubos polínicos, e até pelas células da parede deovários em desenvolvimento. Na planta adulta, é produzindo nas gemas apicais, principalmente as caulinares. O transporte do AIA é polar, isto é, ocorre apenas nos locais de produção para os locais de ação por meio de células parenquimáticas especiais. O AIA age em pequeníssima quantidade, na ordem de milionésimos de mg, estimulando o crescimento. A raiz e o caule de uma mesma planta reagemdiferentemente ao mesmo hormônio: A dose ótima para o crescimento da raiz é inferior à dose ótima para o crescimento do caule. A raiz, então, é mais sensível ao AIA do que caule; A dose ótima para o crescimento do caule é inibitória para o crescimento da raiz e também inibe o crescimento das gemas laterais. As auxinas atuam nos genes das células vegetais, estimulando a síntese de enzimas que promovem oamolecimento da parede celular, possibilitando a distensão das células. A forma do corpo de muitas plantas, principalmente as do grupo perene é definida pela ação hormonal. O AIA desloca-se do lado iluminado para o não iluminado, exercendo aí o seu efeito. A curvatura do coleóptilo será tanto maior quanto maior for o tempo de iluminação, já que mais AIA acaba atingindo o lado oposto. Se umcoleóptilo for iluminado uniformemente, ele crescerá em linha reta, o mesmo acontecendo se ele for deixado no escuro. O geotropismo é uma resposta dos órgãos vegetais à força da gravidade. Esta resposta resulta no crescimento da parte aérea da planta na direção oposta à força da gravidade (geotropismo negativo) e no crescimento das raízes na direção da força gravitacional (geotropismo positivo). Na raizem posição horizontal ocorre um maior alongamento na parte superior comparada à inferior, provocando curvatura da raiz na direção da força gravitacional. Há pouca evidência de que ocorra uma distribuição assimétrica de AIA natural em raízes colocadas em posição horizontal. A aplicação de auxinas sobre a superfície do caule promove a formação de raízes adventícias, o que é útil na propagaçãovegetativa por meio de estacas. O nível de auxinas nos tecidos do ovário sobe sensivelmente por ocasião da fecundação, promovendo o desenvolvimento do fruto. A auxina sintética 2,4-D (ácido 2,4-diclofenoxiacético) é utilizada como herbicida e atua somente em plantas eudicotiledôneas.
2) Giberelinas
As giberelinas têm efeitos drásticos no alongamento dos caules e folhas de plantas intactas, através...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • hormonios vegetais
  • hormônios vegetais
  • Os Hormônios Vegetais
  • Hormonios vegetais
  • Hormônios vegetais
  • Hormonios vegetais
  • Hormônios vegetais
  • Hormônios Vegetais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!