Horcks remes

1105 palavras 5 páginas
Estudantes aproveitam entulho para criar argamassa
Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
Quando Caroline Ribeiro, 18 anos, e Daniela Carvalho, 20, da Etec de Ribeirão Pires chegaram à conclusão de que fariam Reciclagem do Entulho Civil para Obtenção de Argamassa (orientação de Carlos Eduardo Barreiro), não imaginavam que seria tão difícil transformar pedra e tijolo em areia. "Usamos liquidificador e marreta. Os meninos até ajudaram", diz Caroline.
A ideia é aproveitar o entulho para reutilizá-lo como argamassa nas próprias construções. "O que era problema, virou solução", comenta Daniela, que agradece a ajuda de uma fábrica durante o projeto. "Eles disponibilizaram normas e otimizaram tudo. Foi essencial." O material obtido por meio de vários processos químicos ficou a metade do preço do oferecido pelo mercado. "Valeu a pena um ano de esforço", ressalta Caroline, que está ansiosa para mostrar o resultado na Febrace.

Alunos conseguem transformar PET em matéria-prima
Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
0 comentário(s)

Foi na aula de Química Orgânica que Gustavo Bracco, 18 anos, e Laís Cassaro, 17, da Etec Lauro Gomes, em São Bernardo, tiveram a ideia de desenvolver o trabalho Reciclagem Química da PET por Despolimerização (orientação de Maria Lucia Machado).
O objetivo é fazer o processo inverso da fabricação da garrafa e obter a matéria-prima novamente. "Assim dá para criar produto com as mesmas características de uma nova", explica Gustavo. Para isso, a PET é picotada em minúsculos pedaços e misturada em hidróxido de sódio e ácido sulfúrico. "É processo curto e os dois reagentes são baratos", diz Laís.
Para achar a solução foi necessário muito estudo. "Encontrar quem acreditasse no projeto foi o maior desafio. Ouvimos que era impossível", conta o garoto. Agora, a dupla quer provar que dá para fazer a produção em nível industrial. "Sairia até mais barato", diz Gustavo.

PRÓS E CONTRAS DE RECICLAR PLÁSTICOS

Especialista em meio

Relacionados