horacio

Páginas: 2 (446 palavras) Publicado: 16 de setembro de 2013





Decifrando Horácio

Para o autor Mario Perini, Quinto Horácio Flaco foi um grande poeta. Morreu há 2.012 anos e suas obras ainda sãolidas, estudadas e apreciadas por uma pequena elite latinista.
O autor foi professor de latim por um tempo e gostava muito de ler as obras de Horácio, mas nem sempre o compreendia bem, pois parao autor algumas passagens pareciam sem sentido. Ao traduzir para a língua portuguesa uma das obras de Horácio, o autor não conseguiu compreender dois versos que dizia assim: “O amargo inverno vaiderretendo com a volta da primavera e do favônio
e as maquinas já estão arrastando as quilhas secas.”
O autor sabia que favônio é um fenômeno natural freqüente na Europae que quilha é a parte de baixo das embarcações. Durante muito tempo o autor analisou Horácio até que um dia chegou à compreensão dos dois versos. É que por causas naturais os fundos das embarcações(as quilhas) se deterioram e precisam passar por reformas. Sempre durante o inverno. Retirava-se as embarcações do mar para se trabalhar a parte de baixo e depois de pronto as maquinas devolviam asembarcações para o mar com a quilha seca.
Por não compreender os fenômenos naturais, o autor não conseguia juntar os dois versos como um todo de forma coerente.
A moral da história é que,para o autor compreender Horácio, ele precisou obter informações acerca da vida, da cultura dos Romanos do século I- a.c. Pesquisou com leitores de Horácio afim de reconstituir parte da cultura dopovo da época.
Para o autor Mario Perini, o homem não é somente um animal social, mais também um animal cultural. Prisioneiro da sua própria cultura.
O autor nos diz que se colocássemos umtexto, uma poesia de nossa época mesmo traduzido para o latim, Horácio teria sérios problemas para a compreensão devido à problemas lingüístico, cultural etc. Horácio acharia que o homem do futuro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Horácio
  • horacio quiroga
  • Horacio Quiroga
  • Horácio quiroga
  • Horácio Nunes Pires
  • Arte poética de horácio
  • FACULDADE ARNALDO HORÁCIO FERREIRA
  • Horacio lafer piva,

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!