Hooligans – Um jornalismo investigativo documental

266 palavras 2 páginas
Os canais ESPN começaram a exibir nas últimas semanas o documentário inglês “Hooligans -The Real Football Factories”. Apesar de seu teor cinematográfico, o material completo pode ser, no mínimo, uma boa inspiração para o jornalismo investigativo e suas nuances de infiltragem, disfarces e empenho em descobrir coisas que, mesmo que todos saibam, ainda continuam fora do alcance da grande maioria.

“Hooligans -The Real Football Factories” é uma série inglesa sensacional sobre torcidas violentas de futebol, os hooligans como são mundialmente conhecidos. Nela, o ator Danny Dyer mergulha nas entranhas desse submundo, primeiro na Inglaterra, Escócia, depois pela Europa, até passar por países mais distantes, como Argentina e Brasil.

Tem depoimentos fortes de hooligans e ex-hooligans, com muitas cenas impactantes. Dyer também trabalhou num filme sobre torcedores brigões do Chelsea, “The Football Factory”, no Brasil rebatizado como “Violência Máxima”. Ele é tão ligado ao futebol que se tornou diretor-geral de um time amador, o Greenwich Borough.

Foram seis episódios no Reino Unido produzidos em 2006 e mais oito na etapa chamada “The Real Football Factories International”, onde a equipe de produção viaja investigando as torcidas da América do Sul.

Depois da Inglaterra, Dyer passou ainda por Turquia, Argentina, Itália, Croácia e Sérvia (Balcãs), Holanda, Brasil, Polônia e Rússia. O trabalho feito em “Hooligans -The Real Football Factories” mostra como e porque um sujeito normal pode se transformar num elemento irascível em meio a uma torcida.

Assistir a série é um exercício obrigatório para aqueles que curtem o futebol e também são apaixonados por cinema e jornalismo. Abaixo, o sexto episódio da série filmado no

Relacionados