Honorários devem ser pagos! se a origem é duvidosa, cabe ao estado os meios para coibir o que não é ético, moral e principalmente maléfico para a população por ele tutelada.

1409 palavras 6 páginas
Honorários devem ser pagos! Se a origem é duvidosa, cabe ao Estado os meios para coibir o que não é ético, moral e principalmente maléfico para a população por ele tutelada.

O trabalho deve ser remunerado para garantir o princípio da DIGNIDADE HUMANA, petrificado na CF/88, no tocante a garantia da sobrevivência, alimentação adequada, saúde, educação, moradia, VIDA!
Não obstante comenta-se a forma lícita ou ilícita do recebimento destes honorários como consequência da prestação de um serviço.
Como dar tratamento adequado, ético e moral, capaz de nominar a origem do recebimento de valor por trabalho executado sendo que estamos insertos num sistema econômico capitalista, onde toda atividade, desde o setor primário até o setor terciário da economia necessita de meios pecuniários que possam garantir a qualidade e continuidade da sua existência?
Todo profissional, liberal, empresário ou empregado, dedica no mínimo oito horas do seu dia executando uma tarefa em troca de meios que possam garantir a sua subsistência. O trabalho é o instrumento necessário e real capaz de fornecer os meios para a aquisição de bens vitais, bens de consumo e até mesmo a realização de sonhos.
Nada, atualmente, é capaz de estar ativo sem provimento da pecúnia. Até as atividades sociais necessitam desta moeda para dar execução as suas atividades e aos seus projetos.
Pois bem, diante de tais pressupostos torna-se inoperante falar em forma ilícita de recebimentos de honorários por qualquer profissional liberal que tenha se compromissado no seu juramento em exercer a sua profissão no interesse para a qual ela foi destinada.
Um médico que deixasse de atender um traficante baleado, que corre sério risco de morte, pelo motivo do recebimento de seu serviço advir de uma atividade ilícita, prejudicial e maléfica não só para ele, porém para a sociedade como um todo, com certeza enfrentaria na justiça um processo por não ter atendido o código de ética da sua profissão que seria salvar vidas acima

Relacionados