HONOR RIOS ADVOCAT CIOS

709 palavras 3 páginas
HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS

É sabido, que qualquer pessoa que cause prejuízo a outrem, fica obrigado a indenizar, conforme dispõe o Art. 186 do Código Civil, ‘In verbis’:

“Art. 186 - CC. Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito.” (n.g)

No caso em tela tem-se por ilícito, o condutor do veículo Sr. Wilian Takataro Matsuoto, que por negligência e imprudência, estando totalmente descuidado, bateu em cheio na traseira do veículo do requerente, vindo este a ter seu veículo totalmente danificado.

Mesmo com o comprometimento da empresa requerida em acionar sua seguradora, poupando o requerente ao anus com o pagamento da franquia de seu seguro. Mas, contudo Meritíssimo, já demonstrado acima, o prejuízo do requerente em pagamentos de aluguéis de outro veículo para continuar com seu contrato de trabalho na entrega de morangos com seus clientes, surge deste ato ilícito praticado pelo condutor da empresa requerida o Sr. Wilian Takataro Matsuoto, que somente com demanda judicial, para o requerente ter nada mais que é por direito, conforme se comprova com o Art. 927 do mesmo diploma legal, ‘In verbis’:

“Art. 927 - CC. Aquele que, por ato ilícito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo.” (g.n) Desta forma, fica clara e evidente a responsabilidade de o requerido arcar, inclusive com as despesas oriundas dos honorários advocatícios, Neste sentido são os entendimentos dos Art. 389, 395 e 404, todos do Código Civil.

“Art. 389 - CC. Não cumprida à obrigação, responde o devedor por perdas e danos, mais juros e atualização monetária segundo índices oficiais regularmente estabelecidos, e honorários de advogado.” (n.g)

“Art. 395 - CC. Responde o devedor pelos prejuízos a que sua mora der causa, mais juros, atualização dos valores monetários segundo índices oficiais regularmente estabelecidos, e honorários de advogado.”

Relacionados

  • Apostila CPC Comentado
    128088 palavras | 513 páginas
  • autonomo
    282467 palavras | 1130 páginas