Honduras Docie

326 palavras 2 páginas
Honduras – Dossiê

O problema do tráfico de entorpecentes assim como o uso de tais drogas sempre foi visto nos países latino americanos como um tabu. Ao mesmo tempo em que o aparato estatal proíbe e coíbe a utilização dessas drogas elas estão presentes e marcam a vida da população.
Em Honduras esse quadro não poderia ser diferente, sendo ilegal o plantio e o comercio da cannabis. As penalidades previstas em lei para a posse, uso ou tráfico de drogas ilegais em Honduras são severas e aqueles que a violam estão sujeitos a longos anos de prisão (de 9 a 20 anos) e a pesadas fianças.
Nos dias atuais, Honduras se tornou o país com o maior nível de violência do mundo. Segundo a UNODC, esse nível se explica devido ao trafico de drogas e ao crime organizado. Organizações criminosas utilizam o país como rota de transito para se ter acesso a território estadunidense. Em 2012, quando os estados do Colorado e de Washington, nos Estados Unidos, votaram em tornar legal o uso recreativo da maconha, Honduras juntamente com o México, Belize e Costa Rica se posicionaram favoráveis a tal medida em organismos como a Organização dos Estados Americanos (OEA) e até na Assembleia Geral das Nações Unidas, desde que a produção e a distribuição seja feita pelo Estado.
Em 2014, policiais descobriram e destruíram uma sofisticada estufa de cultivo de maconha e papoula, na região de La Cumbre. Segundo autoridades do governo, o país deixou de fazer parte dos países de transito e passou a ser produtor e processador dessas drogas. Enquanto isso, o numero de apreensões dessas drogas vem aumentando consideravelmente no país.
Honduras e outros países latino americanos desenvolveram um grande programa de prevenção às drogas. Tal plano é executado por toda a comunidade o que garante a formação de uma coalisão bem estruturada, que desde 2010 vem mostrando que o trabalho feito por tais grupos tem diminuído o uso de drogas entre jovens.

Relacionados