Homofobia

Páginas: 7 (1705 palavras) Publicado: 27 de agosto de 2013
Escola Técnica Estadual João Luiz do Nascimento.
FAETEC




Homofobia

Carla dos Santos Candido
Carolina Pereira da Silva Severo
Eloá da Costa Granja
Gabriela Cunha Lemos
Jacqueline Miranda Vilar
Lídia Santos Silva
Lorrane Franchini de Melo

AD131









Nova Iguaçu, Agosto de 2013.
Carla dos Santos Candido
Carolina Pereira da Silva Severo
Eloá da Costa GranjaGabriela Cunha Lemos
Jacqueline Miranda Vilar
Lídia Santos Silva
Lorrane Franchini de Melo





Homofobia





Trabalho apresentado à disciplina de Psicologia. Ministrada pela professora Rosa Vilela, na turma de Administração do 3º ano da Escola Técnica Estadual João Luiz do Nascimento, como avaliação para média da 2° etapa.




Nova Iguaçu, agosto de 2013.“A igualdade
pode ser um direito,
mas não há
poder sobre a Terra capaz
de torná-la um fato.”


(Honoré de Balzac)
A homofobia define o ódio, o preconceito, a repugnância e uma série de atitudes e sentimentos negativos em relação a pessoas homossexuais, bissexuais e, em alguns casos, contra transgêneros e pessoas intersexuais. As definições para o termo referem-sevariavelmente a antipatia, desprezo, preconceito, aversão e medo irracional. A homofobia é observada como um comportamento crítico e hostil, assim como a discriminação e a violência com base na percepção de que a orientação não heterossexual é negativa.
Em maio de 2011, em referência ao Dia Internacional contra a Homofobia, a Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, NaviPillay, declarou:
"[...] Em última análise, a homofobia e a transfobia não são diferentes do sexismo, da misoginia, do racismo ou da xenofobia. Mas enquanto essas últimas formas de preconceito são universalmente condenadas pelos governos, a homofobia e a transfobia são muitas vezes negligenciadas. A história nos mostra o terrível preço humano da discriminação e do preconceito. Ninguém tem o direito detratar um grupo de pessoas como sendo de menor valor, menos merecedores ou menos dignos de respeito. [...]"

Em maio de 2011, o Supremo Tribunal Federal reconheceu a legalidade da união estável entre pessoas do mesmo sexo no Brasil.

Atualmente a palavra é usada para indicar a discriminação às mais diversas minorias sexuais, como os diferentes grupos inseridos na sigla LGBTI (lésbicas, gays,bissexuais, transexuais, transgêneros, travestis e intersexuais). A repulsa e o desrespeito a diferentes formas de expressão sexual e amorosa representam uma ofensa à diversidade humana e às liberdades básicas garantidas pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e pela Constituição Federal.
Aqueles que abrigam em sua mente esta fobia ainda não definiram completamente sua identidade sexual, oque gera dúvidas, angústias e certa revolta, que são transferidas para os que professam essa preferência sexual. Muitas vezes isso ocorre no inconsciente destes indivíduos.
Para reafirmar sua sexualidade e como um mecanismo instintivo de defesa contra qualquer possibilidade de desenvolver um sentimento diferente por pessoas do mesmo sexo, os sujeitos tornam-se agressivos e podem até mesmocometer assassinatos para se preservarem de qualquer risco.
Muitas vezes, porém, a homofobia parte do próprio homossexual, como um processo de negação de sua sexualidade, às vezes apenas nos primeiros momentos, outras de uma forma persistente, quando o indivíduo chega a contrair matrimônio com uma mulher e a formar uma família, sem jamais assumir sua homossexualidade.
Quando este mecanismo se tornaconsciente, pode ser elaborado através de uma terapia, que trabalha os conceitos e valores destes indivíduos com relação à opção homossexual.
O termo homofobia foi empregado inicialmente em 1971, pelo psicólogo George Weinberg. Esta palavra, de origem grega, remete a um medo irracional do homossexualismo, com uma conotação profunda de repulsa, total aversão, mesmo sem motivo aparente. Trata-se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Homofobia
  • Homofobia
  • Homofobia
  • Homofobia
  • homofobia
  • homofobia
  • Homofobia
  • homofobia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!