Homofobia e Diversidade Sexual na Atualidade

Páginas: 7 (1689 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2013



SERVIÇO SOCIAL









*************













HOMOFOBIA E DIVERSIDADE SEXUAL NA ATUALIDADE.

















SÃO MATEUS
2013

**********
















HOMOFOBIA E DIVERSIDADE SEXUAL NA ATUALIDADE.















Trabalho acadêmico apresentado as disciplinas de Ética, Política e Sociedade, Antropologia,Formação Social, Política e Econômica do Brasil, FHTM do Serviço Social I do Curso de Serviço Social da Universidade Norte do Paraná.
Professores: Marcia Bastos, Giane Albiazzetti, Gleiton Lima e Rosane Malvezzi.










SUMÁRIO



1.
SUMÁRIO 3
1.INTRODUÇÃO 4
2.DESENVOLVIMENTO 5

1. INTRODUÇÃO

Homossexualidade é um tema bastante complexo a ser abordado levando emconsideração o fato de que a sociedade atual tem como valores e normas morais a heterossexualidade instituída como padrão. Assim para compreender as questões da homofobia faz-se necessário um melhor entendimento a respeito das dimensões da sexualidade humana.
As questões da sexualidade vão das relações sociais aos padrões de representação de gênero e de organizações familiares. É um assunto amplamentequestionado e discutido atualmente, entrando em jogo as questões morais e culturais da sociedade, o que torna o questionamento a respeito de tal tema complexo e delicado.
A mídia e as redes sociais vem enfatizando e transmitindo manchetes a respeito da homossexualidade e da homofobia, para que sejam colocadas em questão por conta das implicações negativas para aqueles que sofrem com a descriminação,e passam por situações homofóbicas de diversos níveis de violência, que em alguns casos chegam ao extremo, colocando vidas em jogo.

Com efeito, a noção de homofobia comparece com frequência nas falas cotidianas e institucionais de atores dos mais diversos setores sociais. Homens e mulheres da mídia, da educação, da cultura, da saúde, da justiça, dosmovimentos sociais, entre outras áreas, vêm apontando os dedos para a questão, denunciando ou finalmente admitindo: a homofobia é um grave problema social (JUNQUEIRA, 2012).

Tornando-se importante verificar as questões e amparos políticos em relação ao tema, pois as atitudes homofóbicas e excludentes vem se naturalizado no ambiente social.
Os efeitos do empenho anti-homofóbico podem depender das lutastravadas não só entre setores contrapostos quanto às diferentes modalidades de reconhecimento da diversidade e, mais especificamente, da diversidade sexual (JUNQUEIRA, 2012).
Sendo assim para amparar a homossexualidade desmistificando os valores morais da sociedade, torna-se importante analisar o homem como um ser sócio-histórico, onde seus valores são construídos ao longo de suas vivências comoum ser inserido em sociedade. Destituindo o homem homossexual, que sofre por consequência de sua sexualidade como escolhedor de tudo isso, e levando em consideração a multideterminação do humano.
O trabalho utilizará como método a busca de revisão bibliográfica em livros, periódicos e artigos juntamente com os conhecimentos adquiridos durante o semestre visando sanar os objetivos do mesmo.

2.DESENVOLVIMENTO

É de extrema importância, ao falar de diversidade sexual, homossexualidade e homofobia, enfrentar o debate sobre relações de gênero e valores morais, conceito este que nos pré-requisita o entendimento de outros dois: sexo e gênero.
Os valores sociais, morais, as regras de uma sociedade variam de acordo com o tempo, o espaço, os interesses, o nível de conhecimento e a liberdadede questionamento dessa sociedade, E nela, gênero refere-se aos papéis sociais diferenciados para mulheres e homens (KOTLINKS, 2006).
Assim podemos entender que a heterossexualidade enquanto uma regra social também é produto de um processo pedagógico que se inicia no nascimento e continua ao longo de toda a vida (KOTLINKS, 2006).
Verificando como exemplo a quebra das regras instituídas pela...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • diversidade sexual e homofobia
  • A QUESTÃO DA HOMOFOBIA E DIVERSIDADE SEXUAL
  • Diversidade sexual e homofobia
  • homofobia e diversidade sexual
  • homofobia e diversidade sexual
  • homofobia e diversidade sexual
  • Homofobia e Diversidade Sexual
  • homofobia e Diversidade sexual

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!