HOMOFOBIA, VIOLÊNCA e DIREITOS HUMANOS: uma análise da violência como motivação homofóbica na cidade de João Pessoa

5024 palavras 21 páginas
HOMOFOBIA, VIOLÊNCA e DIREITOS HUMANOS: uma análise da violência como motivação homofóbica na cidade de João Pessoa
Márcio Helder Melo
I – INTRODUÇÃO
A palavra homofobia em dicionário é muito recente, pois até então o que existia era um sentimento de repulsa pelo próximo e o que antes não tinha denominação específica, hoje identifica-se apenas com uma palavra. Segundo Borilho (2010), em 1998 esse termo apareceu pela primeira vez em um dicionário de língua francesa e a invenção da palavra pertence a K.T. Smith, que em um artigo publicado em 1971, tentou analisar a personalidade homofóbica, e depois de um ano G. Winberg definiu a palavra como o receio de estar com um homossexual em um espaço fechado e, relativamente aos próprios homossexuais, o ódio por si mesmo. Ainda, segundo Borilho (2010,p.22), outros termos foram sugeridos: “homoerotobia” (CHURCHILL,1967), “homossexofobia” (LEVIT;KLASSEN,1974), “homossexismo” (LEHNE,1976) e “Heterossexismo” (MORIN;GARFINKLE,1978).Por fim, Borilho, (2010,p.22) conclui dizendo:
O termo homofobia designa, assim, dois aspectos diferentes a mesma realidade: a dimensão pessoal, de natureza afetiva, que se manifesta pela rejeição dos homossexuais e a dimensão cultural, de natureza cognitiva, em que o objeto da rejeição não é o homossexual enquanto indivíduo, mas a homossexualidade como fenômeno psicológico e social.
Muitas vezes, a pessoa que carrega esse sentimento de traços homofóbicos, ainda não definiu completamente sua identidade sexual, gerando dúvidas e revolta, que são transferidas para aqueles que já definiram suas preferências sexuais e muitas vezes vem acompanhado da violência, mostrando índices assustadores pelo mundo, alcançando o Brasil e se demonstrando cada vez mais abrangente em diversos locais do nosso país em destaque nesse artigo, a cidade de João Pessoa PB, que através de uma pesquisa feita através da Delegacia Especializada contra Crimes Homofóbicos, foi demonstrado índices que preocupam,

Relacionados