Homoafetvidade

283 palavras 2 páginas
Blumenau, 28 de setembro de 2012. JOR4.
Redação Jornalística – Jaime.

Admirados, tolerados ou condenados ?

De acordo com Censo 2010 o Brasil tem 60 mil casais gays que vivem juntos. Ao longo da história da humanidade, os aspectos individuais da homoafetividade foram admirados, tolerados ou condenados de acordo com as normas sexuais vigentes nas diversas culturas e época em que ocorreram.
No Brasil em 1985 o Conselho Federal de Psicologia deixou de considerar a homossexualidade um desvio sexual. No dia 17 de maio de 1990, a assembléia-geral da Organização Mundial da Saúde retirou a homossexualidade da sua lista de doenças mentais.
Mas o que é homoafetividade? Fazer esta pergunta já pressupõe que a homoafetividade é alguma coisa quando na verdade é uma infinita variação sobre o mesmo tema. Não existe uma idéia fixa sobre o que é ser homoafetivo e sim que as idéias e práticas que são produzidas historicamente no interior de sociedades concretas e que são intimamente relacionadas com o todo desta sociedade. Cria-se então uma série de expectativas em relação ao comportamento considerado apropriado aos homens e mulheres. Desde o berço meninos e meninas são tratados com diferenciação e mais tarde se isso foge aos padrões impostos gera aceitação ou preconceito. Homoafetividade de maneira clara é quando duas pessoas do mesmo sexo mantêm relações afetivas.
Atualmente a sociedade está se adaptando, aos poucos, a pessoa que são homoafetivas, assim como elas também tem conquistado seus direitos. A mais recente conquista foi o direito de reconhecer a união estável com seu parceiro, fazendo assim com que tenha direitos iguais aos casais hetero sexuais.

Relacionados

  • União Homoafetiva - Paper
    1341 palavras | 6 páginas