HOMESOSTASIA

1690 palavras 7 páginas
HEMOSTASIA, COAGULAÇÃO SANGUÍNEA E FIBRINÓLISE

1.Explicar a importância fisiológica da fluidez do sangue para a homeostase;
R: a hemostasia é um processo dinâmico que procura manter o equilíbrio entre vários fatores (vascular, plaquetário e plasmático). A fluidez do sangue mostra o equilíbrio entre fatores coagulantes e anti-coagulantes importantes para a hemostasia.

2. Explicar o papel da integridade do endotélio vascular e da produção de Prostaciclina (PGI2) e do Fator de Relaxamento Derivado do Endotelial (EDRF)/Óxido Nítrico (NO) na manutenção da fluidez do sangue;
R: A integridade do endotélio impede que os fatores da coagulação sejam ativados e formem coágulos. A prostaciclina e o fator de relaxamento endotelial garatem a fuidez do sangue.
Prostaciclina – fator lábil, inibidor da agregação plaquetária, vasodilatador.
Óxido nítrico – fator lábil, inibidor da agregação e aderência das plaquetas, vasodilatador.
Prostacilina – liberada pela célula endotelial, é vasodilatadora e inibidora da agregação plaquetária e é também derivada do ácido aracdônico, ao nível da parede vascular.

3. Explicar o papel dos anticoagulantes naturais: heparina e da antitrombina III na manutenção da fluidez sanguínea;
R: a heparina impede a ação da trombina sobre o fibrinogênio impedindo a conversão de fibrinogênio em fibrina.Além de que aumenta a rapidez com que a trombina interage com a antitrombina, o que ajuda na desativação da trombina.
A antitrombina III protege o organismo das proteases, ativas responsáveis pala coagulação. É capaz de inativar a trombina e o fator X ativado. A trombina forma com a antitrombina III um complexo que é eliminado rapidamente da corrente sanguínea.

4. Explicar o papel das plaquetas na agregação plaquetária e dos fatores de coagulação como procoagulantes;
R: Nos vasos de paredes íntegras, os elementos celulares do sangue fluem no conteúdo plasmático; porém, uma lesão na parede do vaso, com exposição do subendotélio, rompe esse

Relacionados

  • Apostila FISIO 2014 2
    27422 palavras | 110 páginas