Homero, ILÍADA e Odisseia

Páginas: 12 (2842 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI – UESPI
ALUNO: ANTONIO FERNANDO B. DE SOUSAPROF.: VALDINAR FILHO
DISCIPLINA: HISTÓRIA ANTIGa
BLOCO/TURMA: I - NOITE
Conteudo:
Homero
ILÍADA
ODISSEIA
Teresina, 28 de agosto de 2014HOMERO
Homero foi o primeiro grande poeta grego que teria vivido há cerca de 3500 anos, consagrou o género épico com as suas grandiosas obras: a Ilíada e a Odisseia. Nada sesabe seguramente da sua existência; mas a crítica moderna inclina-se a crer que ele terá vivido no século VIII a.C., embora sem poder indicar onde nasceu nem confirmar a sua pobreza, cegueira e afã de viajante, caracteres que tradicionalmente lhe têm sido atribuídos. A sua actividade literária baseia-se nas tradições orais, transmitidas de geração em geração, sobre as expedições gregas a Tróia (noNoroeste da Ásia Menor). (Vidas Lusófonas).
 
A lenda troiana narra o seguinte: Paris, filho de Príamo, rei de Tróia, rapta a bela Helena, esposa de Menelau. Forma-se então, para vingar a afronta, uma confederação grega sob as ordens de Agamémnon, irmão de Menelau. Os chefes gregos (Agamémnon, Menelau, Aquiles, Ajax, Ulisses, Heitor, Eneias e outros) assedeiam Tróia durante dez anos e, apósmúltiplos episódios heróicos, conquistam-na e incendeiam-na. Ulisses (ou Odisseus) demora dez anos a regressar a sua casa, correndo pelo caminho uma infinidade de aventuras. (Vidas Lusófonas)
 
Estas duas obras (Ilíada e Odisseia) caracterizam-se pela sua universalidade, pois superam as barreiras do tempo (há mais de vinte e cinco séculos que são lidas com interesse) e do espaço (todos os povos doOcidente as conhecem e admiram). (Vidas Lusófonas)
 
Homero é, cronologicamente, o primeiro poeta europeu e um dos mais importantes. A linguagem da Ilíada e da Odisseia, de incomparável beleza, além de estar na base da unidade idiomática grega, expressa as virtudes e os desejos mais nobres: a honra, o patriotismo, o heroísmo, o amor, a amizade, a fidelidade, a hospitalidade, etc. (VidasLusófonas) 
De acordo com o historiador grego Heródoto, Homero nasceu em torno de 850 a.C. em algum lugar da Jónia, antigo distrito grego da costa ocidental da Anatólia, que hoje constitui a parte asiática da Turquia, mas as cidades de Esmirna e Quio também reivindicavam a honra de terem sido seu berço. Até mesmo as fontes antigas sobre o poeta contêm numerosas contradições, e a única coisa que se sabe comcerteza é que os gregos atribuíam a ele a autoria dos dois poemas. (Nomismatike)
 
A tradição atribuiu-lhe também a colecção dos 34 Hinos homéricos, dos quais procede a imagem lendária de Homero como poeta cego, mas que depois constatou-se serem de fins do século VII a.C. Os maiores especialistas gregos não admitem que tenha sido Homero o autor de obras como o desaparecido poema Margites ou aparódia épica Batracomiomaquia. As muitas lendas e a escassa confiabilidade dos dados biográficos sobre Homero fizeram com que já no século XVIII muitos questionassem até mesmo a existência do poeta. (Nomismatike)
 
As diferenças de tom e estilo entre a Ilíada e a Odisseia levaram alguns críticos a colocar a hipótese de que poderiam ter resultado da recomposição de poemas anteriores, ou de queteriam sido criadas por autores diferentes. Todas essas dúvidas constituem a chamada "questão homérica", e permanecem abertas à discussão. Os pontos em que há maior concordância dos estudiosos são: a Ilíada é anterior à Odisseia; quase com certeza os dois poemas foram compostos no século VIII a.C., cerca de três séculos após os factos narrados; foram originalmente escritos em dialeto jónio, comnumerosos elementos eólios - o que confirma a origem jónica de Homero; pertenciam à tradição épica oral, pelo menos no que se refere às técnicas empregadas, já que existem opiniões divergentes quanto ao emprego ou não da escrita pelo autor. A versão na forma escrita, tal como se conhece hoje, teria sido feita em Atenas durante o século VI a.C., se bem que a divisão de cada poema em 24 cantos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comparação dos funerais: ILIADA E ODISSEIA DE HOMERO
  • Ilíada e Odisséia
  • Ilíada de homero
  • A Ilíada – Homero
  • A Iliada de Homero
  • Iliada e odisseia
  • Ilíada e Odisseia
  • A ODISSÉIA DE HOMERO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!