Homeostasia

Páginas: 3 (589 palavras) Publicado: 24 de junho de 2013
O conjunto de fenômenos fisiológicos de auto regulação, essenciais ao corpo, que levam à preservação da constância quanto às propriedades e à composição do meio interno de um organismo, pode serchamado de Homeostasia.
O nosso corpo apresenta muitos mecanismos de regulação que tem o objetivo de fazer com que o meio interno volte ao seu equilíbrio. Cada estrutura corporal, do nível celular aosistêmico, tenta manter o meio interno dentro dos limites fisiológicos normais. O controle desses mecanismos homeostáticos se dá através do sistema nervoso, que atua diretamente no controle,enviando impulsos nervosos a um lugar determinado. E através do sistema endócrino atuando principalmente na sinalização e na secreção de mensageiros químicos (hormônios) na corrente sanguínea.
Dentre osmecanismos homeostáticos, se destacam :
Feedback negativo: A palavra feedback pode ser entendida, como realimentação ou retroalimentação. Na sua aplicação funcional, o feedback negativo pode serexplicado como um conjunto de respostas produzido pelos sistemas orgânicos frente a um desequilíbrio, cuja manifestação ou retorno, é no sentido de diminuir os efeitos que geraram o desequilíbrio. Assim,o fato de ser negativo lembra a ideia de diminuir e eliminar o desequilíbrio, a fim de retornar à homeostasia de forma contrária àquela que deu início à instabilidade. Por isso, as respostas sãocontrárias àquelas que fazem o desequilíbrio. A termorregulação é um exemplo de feedback negativo. Quando a temperatura corporal sobe, ou desce, receptores na pele e no hipotálamo sentem a alteração,desencadeia uma ordem no cérebro que dá início a uma reação no sentido de gerar ou libertar calor, conforme seja o caso.
Feedback positivo: É o conjunto de respostas produzido pelos sistemas orgânicoscujo resultado soma-se ao desequilíbrio inicial, ou seja, fortalece o desequilíbrio que gerou a instabilidade. O fato de ser positivo dá a ideia de somar-se, aumentar as respostas que produzem a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Homeostasia
  • Homeostasia
  • homeostasia
  • Homeostasia
  • Homeostasia
  • Homeostasia
  • Homeostasia
  • Homeostasia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!