homeopatia no climaterio.pdf

7851 palavras 32 páginas
Artigo de

atualização

Distúrbios do Climatério e
Tratamento Homeopático
Climacteric Disturbances and Homeopathic Treatment
MARCUS ZULIAN TEIXEIRA

Unitermos: Homeopatia, Climatério, Menopausa, Osteoporose.

I NTRODUÇÃO
Nas últimas décadas, a mulher tem conquistado mudanças socioculturais significativas buscando seus direitos dentro de uma cultura fundamentalmente machista, disputando um mercado de trabalho antes ocupado estritamente por homens, sendo reconhecida e valorizada por suas qualidades e características femininas, conquistando o seu espaço na sociedade contemporânea. Com isso, a antiga função de procriar e cuidar da prole, que a ocupava integralmente, deixou de ser o alto fim de sua existência. Hoje a mulher busca o controle da natalidade, dedica-se aos estudos e à formação profissional, trabalha e contribui substancialmente para a renda familiar, partilha das ocupações domésticas com o companheiro, busca o prazer na relação sexual, etc.

De uma forma mais ou menos intensa, a mulher passou a vivenciar os transtornos advindos da menstruação e do climatério como um empecilho no desempenho das atividades da vida moderna, que exigem a maior disposição e disponibilidade possível, buscando eliminá-los do seu cotidiano. Aproveitando esse anseio feminino, muitas vezes superestimado pelos interesses da indústria farmacêutica, surgem propostas de tratamento para minimizar os sintomas desagradáveis desses períodos, desde práticas preventivas e saudáveis, até propostas radicais que visam a supressão total e indiscriminada das menstruações.
No que se refere ao climatério, é importante salientar o emprego da Terapia de
Reposição Hormonal (TRH) como prática terapêutica usual, com graves conseqüências para a saúde da mulher, segundo demonstram as evidências científicas modernas.

Médico Pesquisador do Serviço de Clínica Geral do Hospital das Clínicas da
Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).

Relacionados