Homens invisíveis:Relatos de uma humilhação sociaç

1842 palavras 8 páginas
AGES
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
BACHARELADO EM PSICOLOGIA

TIAGO DE SANTANA SANTOS

HOMENS INVISÍVEIS: RELATOS DE UMA HUMILHAÇÃO SOCIAL

Fichamento apresentado ao curso de Bacharelado em Psicologia da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Sociologia no 1º período, sob a orientação da Professora Luciana Galante.

Paripiranga
Outubro de 2013
COSTA, Fernando Braga da. Homens Invisíveis: Relatos de uma humilhação Social. São Paulo: Globo, 2004.

O livro: Homens Invisíveis: Relatos de uma Humilhação Social, de Fernando Braga da Costa, é uma produção acadêmica ofertada como tese de doutorado, de altíssima qualidade e relevância social. Em seus relatos, Costa aborda a questão da invisibilidade pública à qual está submetida à classe trabalhadora que cede, em troca de um salário, a sua força de trabalho bruta, ou seja, as classes menos favorecidas. Para a elaboração deste trabalho, o autor conviveu e trabalhou com o grupo de garis, que realizavam a limpeza da cidade universitária da USP, por quase dez anos e durante este período, “sentiu na pele” a dura realidade que cinge estes profissionais: invisibilidade pública e humilhação social, conceitos diferentes; entretanto, intrínsecos; um vem como consequência do outro e ambos se complementam. Fernando Braga da Costa, ao investir na pesquisa que resultou neste trabalho, cursava o segundo ano de psicologia da Universidade de São Paulo-USP, pretendia revelar, em uma semana, a humilhação social a qual estavam submetidos àqueles trabalhadores. Esta era a proposta da disciplina: Psicologia Social II, entretanto, este período serviu apenas para aguçar em si mesmo este sentimento de isolamento dos outros, enquanto gari. Fernando nasceu em Votuporanga, em 1975.
Introdução
“Ao cursar, ainda na graduação, a disciplina Psicologia Social II, ministrada no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP), tive a

Relacionados