homemcultura

1575 palavras 7 páginas
Web Aula 1 Compreendendo o conceito de homem.

A disciplina Homem, Cultura e Sociedade tem como objetivo refletir e debater questões relacionadas a nossa humanidade, reconhecendo que uma área distinta de conhecimento não tem condições de explicar as diferentes facetas próprias do humano.Dessa forma, para evitar um olhar unilateral, a disciplina propõe trazer aspectos de diferentes campos de conhecimento para minimizar a fragmentação, buscando refletir sobre a trilogia: homem, cultura e sociedade.

Que é o homem e qual é a sua finalidade?
Como as pessoas me veem?
Como eu me vejo? Foram incontáveis as tentativas de elaboração de uma definição que abarcasse o conceito de homem ao longo do tempo. Religiosos, sociólogos, antropólogos, historiadores, filósofos, biólogos, psicólogos, dentre outros, todos investigaram a realidade humana e os aspectos e complexidades que o cercam: sua origem, sua natureza, suas aspirações, suas fraquezas e grandezas. Para encontrarmos nossa resposta, vamos seguir juntos um percurso interessante sobre a evolução do homem, seus valores e sua cultura.
Para começar, vejamos as explicações da antropologia a seguir: I. ANTROPOLOGIA O termo antropologia (anthropos, homem; logos, estudo) significa o estudo do homem. Classificada como ciência da humanidade, preocupa-se em conhecer o ser humano na sua totalidade, o que abriu em três campos distintos de pesquisa: Ciência Social ? que visa estudar o homem como ser integrante de grupos organizados. Ciência Humana ? Enfoque no homem de forma global: sua história, suas crenças, usos e costumes, Filosofia, linguagem etc Ciência Natural ? Visa conhecer o lado físico do homem considerando processos evolutivos. Conceituação

Para compreender melhor o conceito de Antropologia, acesse o link abaixo.

http://conceito.de/antropologia

A Antropologia visa ao conhecimento completo do homem, o que

Relacionados

  • sistema presencial
    1885 palavras | 8 páginas
  • modernidade e pos modernidade
    3373 palavras | 14 páginas
  • Modernidade e pos modernidade
    3371 palavras | 14 páginas