homem e sociedade

Páginas: 16 (3803 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
A história de um povo pode interferir de muitas formas em sua cultura. Podemos perceber isso principalmente através do que segue:
A
A história precisa ser conhecida pelos indivíduos de um grupo, do contrário eles não podem ser influenciados por ela.
B
É através da relação com a história através de uma herança cultural, que não se dá de forma consciente, que os indivíduos atuam em umasociedade.
C
Apesar de percebermos a influência da história em nossa cultura, não existe qualquer tipo de pesquisa cientifica que comprove isso.
D
Os mesmos fenômenos históricos afetam de forma idêntica culturas que são diferentes.
E
É principalmente através da cultura material que percebemos a influência da história em nossa cultura, pois a cultura imaterial não nos influencia tanto.
Você járespondeu e acertou esse exercício. 
A resposta correta é: B.

Justificativa: Somos ao mesmo tempo resultados de uma HERANÇA cultural e produtores dessa herança para as próximas gerações. Não nos damos conta disso em nosso cotidiano, e a única forma de consciência disso se expressa através da necessidade pessoal em defender e preservar certos traços de comportamento e recusar outros.
 

2.
 Em nossa sociedade os meios de comunicação de massa fazem parte da paisagem social moderna. Esta afirmação pode ser considerada correta se associada às seguintes observações:
A
 
Nossa sociedade estabelece uma hierarquia de status através da imposição de uma mesma cultura para todos os indivíduos. A essa imposição denominamos cultura de massa.
B
 
Não podemos saber exatamente que tipo deinfluência cultural cada indivíduo recebeu em nossa sociedade, pois as culturas erudita, popular e de massa são muito semelhantes entre si.
C
 
A história cultural recente de nossa sociedade revela que os indivíduos já não se relacionam mais com seu passado como era o costume nas gerações anteriores. As pessoas não são influenciadas pela história de sua cultura.
D
Esses meios estão presentes emtodas as esferas de nossa vida social tais como a religião, a profissão, o lazer, a educação ou a política; eles difundem formas de comportamento e estilos de vida.
E
Apesar da influência da cultura de massa no gosto de grande parcela da população, os indivíduos que fazem parte da massa não se deixam influenciar em termos de comportamento pelo gosto alheio.
Você já respondeu e acertou esseexercício. 
A resposta correta é: D.


3.
Podemos afirmar que a massa é um fenômeno ao mesmo tempo quantitativo e psicológico. Essa colocação está:
A
Errada, pois a massa significa apenas uma grande quantidade de pessoas, não atingindo a afetividade dos indivíduos.
B
 
Correta, pois a massa é ao mesmo tempo um fenômeno demográfico de concentração urbana, e psicológico, uma vez que osindivíduos são influenciáveis pelos produtos dessa cultura.
C
 
Correta, pois ao mesmo tempo em que falar em massa significa falar em um grande número de pessoas, elas são afetadas psicologicamente, pois resistem às possíveis influências dos meios de comunicação de massa, o que as torna estressadas.
D
 
Errada, pois não é possível perceber como o fenômeno associado à existência de uma massa de pessoaspode afetar psicologicamente os indivíduos.
E
Correta em termos, pois ao mesmo tempo em que podemos perceber que fazer parte da massa significa que há muitas pessoas envolvidas em processos semelhantes, não há evidências de que isso possa afetar psicologicamente os indivíduos.
Você já respondeu e acertou esse exercício. 
A resposta correta é: B.

4.
5.
6.
Podemos afirmar que a massa é umfenômeno ao mesmo tempo quantitativo e psicológico. Essa colocação está:
A
Errada, pois a massa significa apenas uma grande quantidade de pessoas, não atingindo a afetividade dos indivíduos.
B
 
Correta, pois a massa é ao mesmo tempo um fenômeno demográfico de concentração urbana, e psicológico, uma vez que os indivíduos são influenciáveis pelos produtos dessa cultura.
C
 
Correta,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • homem sociedade
  • Homem e Sociedade
  • O homem na sociedade
  • homem e sociedade
  • homem e sociedade
  • Homem Sociedade
  • Homem e sociedade
  • Homem e sociedade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!