Homem e pensamento

Páginas: 9 (2043 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima
Gerência de Formação Técnica Profissionalizante
Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação-PROFUNCIONÁRIO
Eixo Pedagógico





MÓDULO III: HOMEM, PENSAMENTO E CULTURA: ABORDAGEM FILOSÓFICA E ANTROPOLÓGICA

Cursista: Evilangela de Lacerda Figueira
Tutora: Valdete Franco





BOA VISTA-RRDEZEMBRO/2013

Objetivo deste módulo é apropriar e criar condições teóricas e práticas que nós possibilitem a pensar e investigar nossas praticas e vivências de trabalho, e refletir sobre nossa visão de trabalho e de escola.
É importante nós procurar compreender como é que o conceito humano foi constituído e reconstruído, e nas condições que cada um vive e pode se fazer, chamar-se e sentir-sehumano, isso é o verdadeiro devir Humano.
Devenir é uma concepção filosófica; é o mesmo que devir é uma série de transformações ou mudanças de estado em si mesmo; é a nossa característica fundamental e a tudo quanto no mundo nos rodeia.
Devenir é o que há de natural no humano é a transformação, a mudança, o tornar-se diferente do que já foi, onde cada um de nós muda ao longo da vida, que a espéciehumana muda ao longo da história e que o conceito de humano também muda, o modo de pensar muda.
A condição de viver, de pensar e de organizar a vida social, é o que movimenta o processo de autocriação humana, de produção da humanidade e da cultura. Cultura também é a forma de viver dos humanos em grupos sociais e, ao mesmo tempo, a forma de viver em grupos sociais específicos, ou ainda é o conjuntode conhecimentos, de valores, de crenças, de ideias e de práticas. Nós funcionários da educação com nossa vivência, modo agir podemos ser transmissores de valores, contribuindo na educação das crianças e adolescentes que convivem diariamente conosco no ambiente escolar, permitindo que valores escola caminhem juntos. Nesta unidade aprendemos muito sobre o devir humano isto quer dizer as mudançasque acontecem em nossa vida e pode ser entendida num sentido bem amplo como o conjunto de práticas pelas quais os homens agem sobre e transformam o que está na natureza.
A escola é o espaço da diversidade, pois reúne homens e mulheres, crianças e adultos, negros e brancos, alunos, professores e funcionários tem o papel de valorizar e respeitar as culturas com e pelas quais diferentes pessoas egrupos sociais se fazem chama-se e sentem-se humanos.
O humano se torna moral ou ético na educação, nas relações que estabelecem com os outros, sabendo valorizar os comportamentos e ações deles e, sobretudo, os seus próprios comportamentos e ações. Consciência moral diz respeito às regras e aos valores percebidos em nossas práticas, para podermos decidir sobre sua validade no convívio, na vidasocial. Essa consciência vai depender dos fins buscados pelo grupo. Por exemplo, se o grupo busca a felicidade ou bem, ou ambas as coisas, as regras e valores poderão ser diferentes.


PRATIQUE DA PÁGINA 3O

Considerando o que você pensou nesta unidade, procure descrever o ambiente em que você trabalha e o trabalho que você e seus colegas fazem, tentando perceber as condições (práticassocioculturais) que têm conseguido criar para que os alunos e vocês mesmos possam se fazer, se chamar e se sentir humanos.

R: Nessa fase em que o aluno passa pela escola onde trabalho, são na idade normalmente entre 11 e 17 anos, eles estão num processo de grandes transformações e a transição da infância para a adolescência ou até mesmo alguns para a fase adulta, ou seja, na fase de maior desenvolvimentohumano, tanto físico, como nas ideias e pensamentos e nas concepções que eles têm em relação às coisas. Nós funcionários temos que estar preparados para acompanhar essas mudanças e necessidades dos alunos, é por isso que devemos aproveitar os cursos disponibilizados pelo Estado para os funcionários da Educação, inclusive o Profuncionário, para nos aperfeiçoar e nos preparar para contribuir para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • homem pensamento
  • Homem, pensamento e cultura
  • antropologia: Homem, Pensamento e Cultura
  • Homem pensamento cultura
  • homem, pensamento e cultura
  • homem pensamento e cultura
  • homem pensamento e cultura
  • HOMEM PENSAMENTO E CULTURA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!