homem vitruviano e revoluções

Páginas: 4 (921 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014
1- O Homem Vitruviano é um desenho de 1492, feito por Leonardo Da Vinci, no qual expõe o traçado e proporções do corpo humano. O conceito elabora a noção a respeito da divina proporção através doraciocínio matemático, sendo um modelo ideal para todo o ser humano. As proporções do “homem vitruviano” são perfeitas e inserem o conceito clássico e divino de beleza. No desenho, as posições dosbraços e pernas expressam quatro posturas diferenciadas inscritas em círculo, sendo o centro da figura o umbigo. No conceito da “Divina proporção”, tão expressado em obras renascentista, há a busca edefinição das partes corporais do ser humano.

2- Essas mudanças foram muitas, de várias ordens, e não aconteceram todas ao mesmo tempo. A expansão da atividade comercial e das cidades. A redescobertada Antiguidade e a releitura do pensamento greco-romano empreendidas pelos chamados humanistas os levaram a acreditar que Deus havia colocado o ser humano no centro do universo. O humanismoconstituiu o fundamento do Renascimento. As realizações renascentistas nos campos da pintura, escultura, arquitetura, letras e filosofia abriram uma alternativa ao pensamento religioso, até então dominante,como forma de conhecer, interpretar e transformar o mundo. A divulgação das novas ideias foi beneficiada pela invenção da imprensa por Gutenberg. A ciência moderna começou a se constituir, através doque foi chamado de Revolução Cientifica. O astrônomo e matemático Nicolau Copérnico propôs a teoria “heliocêntrica”. A medicina também teve um grande desenvolvimento, graças aos estudos sobre o corpohumano, feitos a partir da dissecação de cadáveres, até então vista como profanação.

3- O que marca a Revolução Cientifica é o uso da razão como meio de alcançar o conhecimento. O fundamento daciência moderna consiste na afirmação da necessidade de observar os fatos e os fenômenos e demonstrar as explicações propostas para eles. Fica excluída qualquer possibilidade de especulação sem um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Homem Vitruviano
  • O Homem Vitruviano
  • Homem vitruviano
  • O HOMEM VITRUVIANO
  • homem vitruviano
  • homem vitruviano
  • Homem Vitruviano
  • Homem Vitruviano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!