Homem, individuo e cidadão

Páginas: 7 (1715 palavras) Publicado: 23 de julho de 2012
A concepção filosófica de três dos maiores autores contratualistas da história, sobre, Homem, Individuo e Cidadão, parte do pressuposto de coletividade e organização social. Hobbes, Locke e Rousseau, fazem uma construção filosófica, acerca do individuo, onde tudo tem relação, com as regras convivência social que vigoram entre eles. Assim institui-se o preceito de estado, que cada qual, delineiaseus poderes e suas funções, perante o novo modelo de sociedade por eles criado.

Thomas Hobbes
Na concepção hobbesiana de homem, a violência e a desconfiança são fatores preponderantes na edificação do estado de natureza, vivido pelos seres humanos antes da aparição do estado como poder soberano. Para Hobbes, os homens estavam inseridos em um contexto, onde o medo, a vingança e a desconfiançase faziam presentes a todo o instante. Portanto estavam desprotegidos, e careciam de um ente superior, que lhes dessem segurança e a primazia da dignidade humana.
Nesse estado não existiam leis, regras, preceitos ou crimes, por isso esses homens viviam em um cenário de caos, de guerra e falta de segurança publica, onde as relações sociais estavam muito abaladas, devido desigualdade entre osindivíduos, que através de disputas geravam conflitos e inseguranças.
Para Hobbes existiam três fatores que geravam violência nesse estado, competição, desconfiança e gloria, que fixaram-se como ponto fundamental, para o agravo da generalizada divergência, que aflorava entre a raça humana. Diz Hobbes, que o intuito desses homens era vencer o outro, (matar), ter uma boa reputação e honra, para que osoutros o respeitassem, e assim tivesse uma eminente superioridade entre os outros homens, o que o gerava mais segurança, assim todos procuravam fazer justiça com as próprias mãos, sem ajuda de um poder comum.
Nota-se ai, o principal fator que causava desentendimentos entre os homens, no estado de natureza formulado por Hobbes, que é uma excessiva liberdade que lhes era atribuída. Percebe-se quenesse estado, ha ausência de um poder comum, que obrigue todos a segui-lo, gerando assim um fator desnorteador, que encaminhava toda a espécie humana uma autodestruição.
Portanto Hobbes propõe um pacto entre os indivíduos, procurando um acordo mutuo entre as partes, em busca da paz, em que visa à edificação de uma sociedade segura para todos. E essa sociedade só pode existir com o consentimento dacoletividade, então fundamentalmente os indivíduos deviam buscar a paz, e acreditar nela, para que assim pudessem se beneficiar dos direitos assegurados pelo pacto.
Começa ai a construção do pressuposto de estado instituído por Hobbes, onde ele apresenta uma proposta de estado-soberano, forte, armado que impõe leis, que devem ser seguidas sem reclamações. Thomas Hobbes é um defensor doabsolutismo monárquico. Ostenta então que o povo deve transferir todo o poder ao monarca, e em troca receber segurança, ficando protegidos da violência e dos males do estado de natureza. Assim as decisões não mais eram tomadas pelos indivíduos e sim pelo estado, agora como uma grande e superior força superior, algo que todos deviam respeitar.
Instaurou-se então o contrato, dos homens com o estado, ondehouve uma transferência de direitos em favor do estado, que viraram compromissos dos cidadãos, tornando-os meros seguidores da lei, que é imposta pela figura personificada do estado, (o monarca) que agora possui toda soberania de um estado absolutista. Então os cidadãos não possuíam mais voz ativa perante a sociedade, pois essa força superior os dominava como se fosse um monstro que estava em toda aparte, e a eles cabiam apenas obedecer aos preceitos que eram impostos pela figura do monarca.

Jean Jacques Rousseau
Na teoria de Rousseau também existe um estado de natureza, mas para ele, neste estado, o homem é bom, livre, convive bem em sociedade e os desentendimentos são bem menores, ocorrem apenas sobre influência das emoções e das paixões, mas de maneira bem menos intensa do que a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Direitos do homem e do cidadão
  • Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão
  • Rousseau desigualdade do homem e do cidadão
  • Cidadão ou homem livre?
  • Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
  • DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO
  • Declaração dos direitos do homem e do cidadão
  • DECLARACAO DE DIREITO DO HOMEM E DO CIDADÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!