Homem CUltura e Sociedade

Páginas: 7 (1725 palavras) Publicado: 2 de maio de 2014
Laços Culturais:
Linguagem,
Forma de vestir,
Os valores morais,
Corte de cabelo..


O homem é um ser social, e nesse contexto ele produz cultura.
Antropologia – classificada como ciência da humanidade - preocupa-se em compreender o homem ma sua totalidade
Ramos da Ciência da Humanidade –
Ciência Social – Visa estudar o homem como ser integrante de grupos organizados
Ciência Humana– Enfoque no homem de forma global: sua historia, suas crenças, usos e costumes, Filosofia...
Ciência Natural – Visa conhecer o lado físico do homem considerando processos evolutivos
Ramos da Antropologia:
Antropologia Cultural
Antropologia Biológica
Antropologia Social
Realidade humana e a complexidade que os cercam:
Sua origem,
Sua natureza,
Suas aspirações,
Suas fraquezas e grandezas.A sociologia não vê o homem sozinho como homem, por definir este como um ser estritamente social. A psicologia vê o homem como um ser autoconsciente enquanto a filosofia o define como um ser moral e racional como defendia Hegel . Para a teologia, o fato de ser espiritual o distingue de toda a criação. Ronaldo Lidório/Antropólogo 

Do ponto de vista físico, o homem é um animal que nasce,cresce, reproduz-se e morre, como todo e qualquer ser vivo.  
   
Do ponto de vista filosófico o homem é um ser incompletamente determinado, potencialmente bom e potencialmente mau. Tudo é possível, nada é certo. (Todorov)  

Do ponto de vista da linguagem, esta é elemento constituinte do humano, pois com ela o homem significa emoções, interesses, pensamentos, sentimentos, vontades e atos.  Alinguagem permite que o homem possa organizar o seu mundo  dando  sentido para o que faz e aprende, bem como para o que existe e acontece  no mundo.  
   
Do ponto de vista psicológico frequentemente é um ser inventivo e progressivo, pensante, possui senso ético com uma consciência moral é reflexivo, religioso, dotado de emoções estética, animal social e político, criatura finita e inacabada.  Rubem Alves concebe a cultura como um sistema simbólico.
A cultura em si, de acordo com Levi- Strauss, surgiu no momento em que o homem convencionou a primeira regra, que teria sido a proibição do incesto.  
Já  para Leslie White a cultura foi inaugurada quando o homem foi capaz de gerar símbolos. Os símbolos são instrumentos para a transmissão de sentimentos,  atitudes, ideias, informações e meiosde ação para provocar outro homem. Os símbolos dão sentido às coisas. 
Pergunta: O relativismo cultural significa que todos os costumes e comportamentos são igualmente legítimos? Há padrões universais aos quais todos os humanos deveriam aderir?
Em antropologia temos dois conceitos básicos para compreender os fenômenos que envolvem o contato de pessoas de culturas diferentes: relativismocultural e etnocentrismo. Se o relativismo cultural trata-se de procurar ver o mundo a partir do ponto de vista do outro, considerando seu sistema simbólico e valores, o etnocentrismo faz o contrario. Coloca-se como modelo do que e correto e natural, e faz  julgamentos que depreciam o comportamento daqueles que agem fora dos padrões de sua comunidade. 
Enquanto o genocídio é a negação total do outro,pois não admite nenhum diálogo, simplesmente propõe a supressão de toda vida diferente, o etnocídio vislumbra a possibilidade de mudança: transformar o diferente em um reflexo de outra cultura.  
   
A expressão  genocídio remete a ideia de raça e ao desejo de extermínio de uma minoria racial, a expressão etnocídio aponta   não para a destruição física dos homens para a destruição de sua cultura.As culturas são diferentes porque um mesmo objeto, crença ou valor, para uma cultura, têm um significado completamente diferente do que para outra.  

Obs: . Determinismo Biológico – Asiáticos -> Inteligentes
Brasileiros -> Preguiçosos

. O Determinismo Geográfico - Considera que as diferenças do ambiente geográfico  condicionam a diversidade cultural

Porém, em 1920...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • homem, cultura e sociedade
  • Homem Cultura e Sociedade
  • homem cultura e sociedade
  • homem cultura e sociedade
  • HOMEM CULTURA E SOCIEDADE
  • Homens, Cultura e sociedade
  • Homem Cultura E Sociedade
  • Homem cultura e sociedade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!