homem cordial

Páginas: 3 (616 palavras) Publicado: 25 de novembro de 2013
FICHAMENTO V- Antropologia Brasileira
Hollanda, Sérqio Buarque de [1936] Raízes do Brasil, Rio de Janeiro, Liv. José Olympio Editora, 7ª ed, 1973. Fichamento do capítulo 5 (“O homem cordial”).Inicia fazendo a distinção entre Estado e Família: “O Estado não é uma ampliação do círculo familiar e, ainda menos, uma integração de certos agrupamentos(...)Não existe, entre o círculo familiar e oEstado, uma gradação, mas antes uma descontinuidade e até uma oposição”.(Pág. 101)
Crítica ao moderno: “Foi o moderno sistema industrial que, separando os empregadores e empregados nos processos demanufatura e diferenciando cada vez mais suas funções, suprimiu a atmosfera de intimidade que reinava entre uns e outros e estimulou os antagonismos de classe”.(Pág. 102)
Preocupação com a coesão socialfrente à modernidade: “A crise de adaptação dos indivíduos ao mecanismo social é, assim, especialmente sensível no nosso tempo devido ao decisivo triunfo de certas virtudes antifamiliares porexcelência, como o são, sem dúvida, aquelas que repousam no espírito de iniciativa pessoal e na concorrência entre os cidadãos”.(Pág. 104)
Não era fácil aos detentores das posições públicas(...)a distinçãofundamental entre os domínios do privado e do público. Assim, eles se caracterizam justamente pelo que separa o funcionário “patrimonial” do puro burocrata conforme a definição de Max Weber”.(Pág. 105)No Brasil a família foi a esfera mais desenvolvida da vida social: “Dentre esses círculos, foi sem dúvida o da família aquele que se exprimiu com mais força e desenvoltura em nossasociedade(...)núcleo familiar – a esfera, por excelência dos chamados “contatos primários”, dos laços de sangue e de coração – está em que as relações que se criam na vida doméstica sempre forneceram o modelo obrigatóriode qualquer composição social entre nós”.(Pág. 106)
Homem cordial: “Já disse, numa expressão feliz, que a contribuição brasileira para a civilização será de cordialidade – daremos ao mundo o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O HOMEM CORDIAL
  • O Homem Cordial
  • O homem cordial
  • O homem cordial
  • O homem Cordial
  • homem cordial
  • o homem cordial
  • O homem Cordial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!