Home Office e Vinculo Empregaticio

Páginas: 8 (1864 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
HOME OFFICE
Embasada no avanço tecnológico constante, as empresas veem demostrando uma enorme preocupação em conter os custos sem que ocorra alteração no lucro causando assim uma adaptação da mesma ao mercado de trabalho. Esta cada vez mais comum as companhias preferirem profissionais conhecidos como Home Office, ou seja aqueles que prestam serviços a fundação diretamente de suas casas.Historicamente, tem-se notado que os casos mais comuns que chegavam aos tribunais sobre o chamado teletrabalho ou "home office" diziam respeito à caracterização do vínculo empregatício em favor daqueles trabalhadores que exerciam suas funções fora do estabelecimento e que não eram registrados. Com as novas disposições legais, contudo, acredita-se que esse pronunciamento passará a ser menos exigido, jáque a lei acabou sepultando eventuais dúvidas.

A revolução tecnológica altera constantemente as relações sociais, mas também traz importantes mudanças no mundo corporativo e nas relações de trabalho. A modernização das relações de emprego, aliada à revolução tecnológica das formas de comunicação, permite que muitos profissionais exerçam suas atividades profissionais sem a necessidade decomparecimento ao local de trabalho.

Home office segundo a Sociedade Brasileira de Teletrabalho pode ser conceituado como “todo e qualquer trabalho realizado a distância (tele), ou seja, fora do local tradicional de trabalho (escritório da empresa), com a utilização da tecnologia da informação e da comunicação, ou mais especificamente, com computadores, telefonia fixa e celular e toda tecnologia quepermita trabalhar em qualquer lugar e receber e transmitir informações, arquivos de texto, imagem ou som relacionados à atividade laboral”.
Trabalhando com está concepção, podemos entender como home office todo e qualquer tipo de trabalho profissional que seja desenvolvido em ambiente diferenciado daqueles que compartilham do ambiente amplamente adequado para a realização de suas atividadesrotineiras.
Mesmo sendo considerada uma legislação antiga, a legislação trabalhista mostrasse bastante avançada no que se diz respeito ao local de trabalho, não exigindo como um requisito para a existência do trabalho, que as atividades sejam desenvolvidas somente em um ambiente de escritório. Como dispõe o art. 6° da CLT “o trabalhador em domicilio desde que subordinado ao empregador, de quem recebeinstruções e ordens é o empregado para todos os efeitos”. Desta forma não se faz distinção entre o trabalho realizado no estabelecimento do empregador e aquele executado no domicilio do empregado.
Assim desde que a prestação de trabalho em domicilio não se caracterize como um empreendimento autônomo, estaremos sem dúvida, frente a um verdadeiro contrato de emprego, que deverá vir a preencher algunspressupostos, como por exemplo a subordinação, continuidade, cumprimento de ordens entre outros.
Cabe esclarecimento também referente que o home office é sempre um trabalho prestado a distância, porém abrange outras relações como por exemplo o trabalho a domicílio.
Nos últimos anos pode-se notar um crescimento do numero de trabalhadores que executam suas atividades diárias fora de um local fixoe comum de trabalho.
- Vantagens: a maior vantagem apontada pelo empregado que trabalha a distância é a diminuição das horas desperdiçadas nos congestionamentos no percurso casa-trabalho e vice e versa, consequentemente os mesmos ainda alegam que ficam menos expostos as situações de estresse.
Já em relação ao lado pessoal, a não necessidade de se locomover diariamente ao estabelecimento detrabalho, permite que o teletrabalhador tenha mais tempo para descansar, praticar atividades físicas e facilita a sua interação nas atividades sociais em sua família, assim ganhando em qualidade de vida, além de aumentar significantemente sua capacidade de concentração por fazer o seu próprio controle do ritmo pessoal e de trabalho.
Fica claro também o aumento na produtividade fator que é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • vinculos empregaticios
  • Vinculo empregaticio
  • Vinculos empregatícios
  • vinculo empregaticio
  • O vínculo empregatício
  • Home Office
  • Home office
  • home office

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!