Holocausto Brasileiro/Conexão reporter Unip- história da psicologia

Páginas: 6 (1434 palavras) Publicado: 20 de setembro de 2015
UNIVERSIDADE PAULISTA
Instituto de Ciências Humanas
Curso de Psicologia





HELLEN SOUTO DE ARAUJO ALMEIDA (C570EF-2)





O HOLOCAUSTO BRASILEIRO: OS LOUCOS SOMOS NÓS
História da Psicologia





SOROCABA
2015
HELLEN SOUTO DE ARAUJO ALMEIDA (C570EF-2)




O HOLOCAUSTO BRASILEIRO: OS LOUCOS SOMOS NÓS
História da Psicologia




Trabalho apresentado para obtenção de nota na disciplina Históriada Psicologia do curso de Psicologia da Universidade Paulista – UNIP.
Orientador: Prof.ª Gyslaine Cristina Figueiredo






SOROCABA
2015
HELLEN SOUTO DE ARAUJO ALMEIDA (C570EF-2)




O HOLOCAUSTO BRASILEIRO: OS LOUCOS SOMOS NÓS
História da Psicologia




Trabalho apresentado para obtenção de nota na disciplina História da Psicologia do curso de Psicologia da Universidade Paulista – UNIP.
.Aprovado em:




BANCA EXAMINADORA
_______________________/__/___
Prof. Gyslaine Cristina Figueiredo
Universidade Paulista – UNIP
SUMÁRIO

1. Introdução 4
2. Uma visita a Vera Cruz 5
2.1 Visão de mundo, de homem e de sociedade 6
2.2 Como a Psicologia contribuiu 6
3. Relação com o livro 7
4. Conclusão 8
5. Referências 8

















1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo fazer umainteração da visão de mundo, de homem e de sociedade evidenciado em dois hospitais psiquiátricos, o primeiro, localizado em Barbacena (MG), de nome Colônia, onde mais de 60 mil pessoas, doentes mentais ou não, tiveram suas vidas interrompidas em consequência de maus tratos, falta de alimentos e precariedade no atendimento, o segundo, o hospital psiquiátrico Vera Cruz, localizado em Sorocaba (SP),onde uma denuncia foi apurada e deu origem ao documentário dirigido por Roberto Cabrini, onde mostra as condições e o modo que os pacientes são tratados.
Será utilizado como base principal do trabalho o livro: “Holocausto Brasileiro: Vida, Genocídio e 60 Mil Mortes no Maior Hospício do Brasil” de autoria de Daniela Arbex, em conjunto com o documentário “A Casa dos Esquecidos” do programa ConexãoRepórter, aliado aos conhecimentos adquiridos nas aulas ministradas pelo professor acerca do assunto.












2. UMA VISITA A VERA CRUZ

Recentemente, um documentário exibido em rede aberta de televisão, no programa Conexão Repórter, mostra o modo como pacientes eram tratados em um dos maiores hospitais psiquiátricos do Brasil, o hospital Vera Cruz, localizado no município de Sorocaba, no interiorde São Paulo. Tendo acesso a áreas privilegiadas, o documentário intitulado “A Casa dos Esquecidos” nos mostra o descaso e a falta de recursos dentro da instituição.
Com uma câmera escondida, um produtor do programa se infiltra dentro do hospital e fica horrorizado com o que vê. Um hospital muito bonito por fora, bem situado, arborizado, muito bem cuidado, que aos de fora, parece ser referênciano tratamento psiquiátrico, mas lá dentro a realidade é totalmente diferente.
Ao começar pela lavanderia, onde o produtor esteve a maior parte do tempo, pacientes “trabalham” como se fossem funcionários, muitos deles com deficiências físicas são agredidos verbalmente pelos funcionários e quando o produtor lhe pergunta sobre a remuneração, o mesmo lhe diz que só tem direito a um copo de café pordia. São expostos a materiais com risco biológico, não fazem uso de equipamentos de proteção individual e são submetidos a longas jornadas de trabalho.
Nas alas, o descaso é ainda maior, são pouquíssimos leitos para tantos pacientes, que muitas vezes se amontoam uns em cima dos outros, para aguentar o frio da noite, já que a maioria nem roupa têm muito menos cobertas e colchões. São quartos imundos,superlotados, onde pacientes fazem suas necessidades no chão, e devido a pouca alimentação, vários deles comem as fezes e os vários insetos que existem no local.
Funcionários sem instrução alguma agem com descaso com os pacientes, muitas vezes incitam o comportamento agressivo dos mesmos, utilizando palavras, gestos e até os agridem fisicamente.
Dois fatos gravíssimos ocorreram desde a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Holocausto Brasileiro
  • Holocausto Brasileiro
  • Holocausto Brasileiro
  • holocausto brasileiro
  • o holocausto brasileiro
  • Holocausto Brasileiro
  • Holocausto Brasileiro
  • holocausto brasileiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!