Holismo

Páginas: 2 (377 palavras) Publicado: 20 de julho de 2015
Trabalho realizado pelo aluno Rodrigo Lima de Medeiros
Holismo
O holismo pode ser considerado uma ruptura com a ética antropocêntrica? Por quê?
O holismo, ou a visão holística, é uma maneira dever o mundo, o homem e a vida em si como entidades únicas, completas e intimamente associadas. Representa um novo paradigma científico e filosófico que surgiu como resposta ao mal-estar dapós-modernidade, que é em grande parte causado pela cisão dos aspectos humanos e naturais trazido pelo antigo paradigma.
Sendo uma forma de tentar unir o Homem ao universo (natureza) onde está inserido, o holismovisa à integração dos seus aspectos físicos, emocionais, mentais, etc.. O ser humano não é somente matéria física, nem somente consciência, nem apenas emoções, logo, levar em consideração apenasalguns destes aspectos isoladamente, é perder de vista a sua "inteireza". O princípio geral do holismo pode ser resumido por Aristóteles, na sua Metafísica, quando afirma: O todo é maior do que a simplessoma das suas partes.
Partindo do ponto de vista desse pensamente e definição, não podemos jamais dizer que o homem deve ser tratato de forma isolada ou como ser individualizado no meio em que vive,pois iriamos de encontro com toda à ideia de conjunto e de visão completa da siciedade. O ser humano de forma egoísta, pensa primeiro em obter lucros, posses e bens, tanto material, quanto recursosnaturais. É preciso perceber que o homem por si só não é auto-suficiente, e que necessita de todos os elementos que estão ao seu redor para sobrevier, formando assim uma corrente de dependência entre oselementos da natureza. Por causa desse pensamento individualista a ação antrópica vem causando danos drásticos ao meio ambiente e a sociedade de forma geral.
Deve-se a essa ação antrópica egoísta aatual situação de crise socioambiental que se encontra o planeta, pois os países desenvolvidos – governados por homens – estão cada vez mais focados na busca do desenvolvimento, principalmente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Holismo
  • Holismo
  • Holismo
  • Holismo
  • Holismos nas organizações
  • Artigo Holismo
  • Coerentismo e holismo
  • Administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!