hokkke

325 palavras 2 páginas
A lei de Hooke pode ser utilizada desde que o limite elástico do material não seja excedido. O comportamento elástico dos materiais segue o regime elástico na lei de Hooke apenas até um determinado valor de força, após este valor, a relação de proporcionalidade deixa de ser definida (embora o corpo volte ao seu comprimento inicial após remoção da respectiva força). Se essa força continuar a aumentar, o corpo perde a sua elasticidade e a deformação passa a ser permanente (inelástico), chegando à ruptura do material.
O instrumento que usa a lei de Hooke para medir forças é o dinamômetro.

A Lei de Hooke Aplicada a Materiais

A Lei de Hooke também é percebida após a realização do ensaio de tração e deste é obtido o gráfico de Tensão x Extensão. O comportamento linear mostrado no início do gráfico está nos afirmando que a Tensão é proporcional à Extensão. Logo, existe uma constante de proporcionabilidade entre essas duas grandezas. Sendo,

σ = ε . E σ = Tensão em Pascal ε = Deformação específica, (adimensional)

E = Módulo de elasticidade ou Módulo de Young

E aí, onde a gente utiliza a Lei de Hooke?

A Lei de Hooke é uma lei muito importante quando tratamos de resistência e comportamento dos materiais. Basicamente, estudamos tal Lei em quase todos os cursos de Engenharia, porém podemos destacara a Engenharia Civil e a Mecânica com as principais aplicações.

Conforme fiz breve introdução sobre a Lei acima, destaquei bastante a Engenharia Mecânica, pois exemplifiquei com “molas”, por ser até mais fácil de entendermos, porém encontrei na Internet o capítulo da apostila do professor Luciano Rodrigues Ornelas de Lima, que explica bem detalhadamente tal Lei, e algumas curiosidades extras sobre a disciplina Resistência dos Materiais.

Clique aqui para vizualizar ou baixar

Qualquer dúvida deixem nos comentários!

Bons

Relacionados